Apresentação

O Centro Nacional de Conservação da Flora (CNCFlora) é referência nacional em geração, coordenação e difusão de informação sobre biodiversidade e conservação da flora brasileira ameaçada de extinção.

Espécies da Flora

45867

Avaliadas

5195

Ameaçadas

2479

Planos de Ação

332

Destaques

Livro Vermelho - Plantas Raras do Cerrado

Apesar da profusão dos conceitos de raridade e das diferentes definições, é consenso que espécies raras podem apresentar uma alta vulnerabilidade e, portanto, devem ser priorizadas em medidas de conservação. O Cerrado é atualmente considerado uma das áreas críticas para conservação e a perda de hábitat nesse bioma vem alcançando índices alarmantes.

Estratégia Nacional para conservação ex situ

Com o objetivo de promover a conservação efetiva da flora ameaçada e reverter os processos de extinção, foi elaborada esta Estratégia, que traça diretrizes para fortalecer, ampliar e integrar os esforços de conservação ex situ de espécies ameaçadas da flora brasileira.





Áreas prioritárias para conservação

O livro “Áreas Prioritárias para Conservação e Uso Sustentável da Flora Brasileira Ameaçada de Extinção” é um importante instrumento para elaboração de políticas públicas, pois indica as localidades no território nacional onde ações para reduzir o risco de extinção de espécies da flora brasileira podem ser mais efetivas, visando alcançar a Meta 11 do Plano Estratégico para a Conservação da Biodiversidade de Aichi (CDB) até 2020.

PAN Faveiro de Wilson

O Plano de Ação Nacional do faveiro-de-wilson (Dimorphandra wilsonii Rizzini), espécie Criticamente em perigo (CR) e endêmica de Minas Gerais, contém a melhor informação disponível sobre a espécie, além do planejamento com as ações necessárias para sua conservação.

Notícias

Carregando...