Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Acianthera auriculata (Lindl.) Pridgeon & M.W.Chase LC

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 10-04-2012

Criterio:

Avaliador: Danielli Cristina Kutschenko

Revisor: Tainan Messina

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG:

Especialista(s):


Justificativa

Acianthera auriculosa é uma espécie ocorrente em ambientes de Mata Atlântica nos Estados do Sul e Sudeste do Brasil entre 600 e 1300 m de altitude. Possui uma extensão de ocorrência de 436.333,24 km². É considerada comum na Serra dos Órgãos, no Estado do Rio de Janeiro, e ocorre em várias unidades de conservação (SNUC) nos Estados onde se distribui. Apesar da espécie ocorrer em áreas de grande interferência antrópica, esta ocorre em diferentes tipos florestais e apresenta uma distribuição ampla. Desta forma, A. auriculosa é uma espécie Menos preocupante (LC). Porém, maiores estudos populacionais e de exploração poderão futuramente levá-la a uma nova avaliação.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Acianthera auriculata (Lindl.) Pridgeon & M.W.Chase;

Família: Orchidaceae

Sinônimos:

  • > Arthrosia auriculata ;
  • > Humboldtia auriculata ;
  • > Pleurothallis anthoxantha ;
  • > Pleurothallis auriculata ;
  • > Pleurothallis compressiflora ;
  • > Specklinia auriculata ;
  • > Acianthera compressiflora ;

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Dados populacionais

De acordo com Pansarin e Pansarin (2008) a espécie é pouco comum na Serra do Japi, no Estado de São Paulo. Miller et al. (2006) afirmam que a espécie é comum na Serra dos Órgãos, no Estado do Rio de Janeiro.

Distribuição

A espécie ocorre na Mata Atlântica, nos estados da Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul (Barros et al., 2011). Segundo Miller et al. (2006), na Serra dos Órgãos a espécie ocorre entre 600 e 1300 m de altitude.

Ecologia

Pansarin e Pansarin (2008) afirmam que a floração da espécie na Serra do Japi, SP ocorre entre novembro e fevereiro.Fraga e Peixoto (2004) classificaram a espécie como holoepífita. Segundo Miller et al. (2006) a espécie necessita de luz, umidade e movimento do ar significativos.

Ameaças

1 Habitat Loss/Degradation (human induced)
Detalhes Em virtude de sua localização, entre doisgrandes centros (Campinas e São Paulo) ecircundada por regiões densamente povoadas,a Serra do Japi vem sofrendo, ao longo depraticamente toda sua extensão, grandeinterferência por ação antrópica. As florestas mesófilas estacionais semidecíduas estão sendodevastadas no interior do estado de São Paulo,muitas vezes pelo avanço de lavouras de canade-açúcar (Pansarin; Pansarin 2008)

Ações de conservação

1.2.1.3 Sub-national level
Observações: A espécie foi considerada Vulnerável (VU) na Lista vermelha da flora do Estado do Espírito Santo (Simonelli; Fraga, 2007).

Referências

- CÉZAR NEUBERT GONÇALVES. Estudos Taxonômicos, Morfológicos e Biogeográficos em Acianthera (Orchidaceae). Tese de Doutorado. Porto Alegre, RS: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2005.

- PANSARIN, E.R.; PANSARIN, L.M. A família Orchidaceae na Serra do Japi, São Paulo, Brasil. Rodriguésia, v. 59, n. 1, p. 99-111, 2008.

- FRAGA, C. N.; PEIXOTO, A. L. Florística e Ecologia das Orchidaceae das Restingas do Estado do Espírito Santo. Rodriguésia, v. 55, n. 84, p. 5-20, 2004.

- BARROS, F. Notas Taxonômicas para Espécies Brasileiras dos Gêneros Acianthera, Anathallis, Specklinia e Heterotaxis (Orchidaceae). Hoehnea, v. 32, n. 3, p. 421-428, 2005.

- MILLER, D.; WARREN, R.; MILLER, I. M. ET AL. Serra dos Órgãos, Sua História e Suas Orquídeas. 2006. 574 p.

- BARROS, F. DE, VINHOS, F., RODRIGUES, V.T. ET AL. Acianthera in Lista de Espécies da Flora do Brasil, Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponivel em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2012/FB010986>. Acesso em: 02 Fevereiro de 2012.

- SIMONELLI, M.; FRAGA, C.N. (ORG.). Espécies da Flora Ameaçadas de Extinção no Estado do Espírito Santo, IPEMA, Vitória, ES, 2007.

Como citar

CNCFlora. Acianthera auriculata in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Acianthera auriculata>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 10/04/2012 - 18:51:37