Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Acianthera papillosa (Lindl.) Pridgeon & M.W.Chase VU

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 10-04-2012

Criterio: D2

Avaliador: Danielli Cristina Kutschenko

Revisor: Tainan Messina

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG:

Especialista(s):


Justificativa

Acianthera papillosa é uma espécie epífita com no máximo 3 cm, ocorrente em ambientes de MataAtlântica nos Estados da Bahia, Minas Gerais, São Paulo e Rio Grande do Sul, tendo, desta forma, uma EOO de 272.673,55 km². Os registros da espécie se concentram em três localidades. No Rio Grande do Sul, o habitat da espécie está ameaçado pela fragmentação. Em Torres, por exemplo, restam somente 2% dos remanescentes florestais totais. Na Bahia, a região do município de Cachoeira temum histórico de desmatamento para o desenvolvimento da agricultura. E no Espírito Santo, no município de Santa Maria do Jetibá, o turismo é uma ameaça iminente. Diante do exposto, considera-se que a espécie esteja sujeita a três situações de ameaça distintas. Dessa forma, apesar de uma EOO ampla, A. papillosa tem menos de cinco situações de ameaça, sendo assim, categorizada como "Vulnerável" (VU). Entretanto, por ser uma espécie de pequeno tamanho, sugere-se um maior esforço de coleta a fim de se identificar novas subpopulações.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Acianthera papillosa (Lindl.) Pridgeon & M.W.Chase;

Família: Orchidaceae

Sinônimos:

  • > Humboldtia papillosa ;
  • > Pleurothallis papillosa ;

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

A. papillosa tem semelhança (caule reptante, inflorescência uniflora) com A. saundersiana, A. cryptoceras, A. tristis e A. serpentula. Distingui-se pelo porte, atingindo no máximo 3,0cm de altura, enquanto as demais espécies citadas acima apresentam 4,0cm de altura, no mínimo. Além disso, suas flores são de uma tonalidade alaranjada não encontrada em nenhuma das demais espécies (Gonçalves, 2005).

Dados populacionais

Gonçalves (2005) afirma que a espécie é pouco frequente no Rio Grande do Sul, tendo sido encontrado apenas um indivíduo durante seu trabalho.

Distribuição

A espécie ocorre na Mata Atlântica, nos estados da Bahia, Minas Gerais, São Paulo e Rio Grande do sul (Barros et al., 2011).

Ecologia

Erva reptante, epifítica, até 3,0cm de altura. Indivíduos da espécie foram encontrados floridos entre os meses de janeiro e fevereiro. Frutos foram registrados entre fevereiro e março (Gonçalves, 2005).

Ameaças

1 Habitat Loss/Degradation (human induced)
Incidência local
Detalhes ​No Rio Grande do Sul, o habitat da espécie está ameaçado pela fragmentação. Em Torres, por exemplo, restam somente 2% dos remanescentes florestais totais.

1.1.4.3 Agro-industry
Incidência local
Detalhes ​Na Bahia, a região do município de Cachoeira temum histórico de desmatamento para o desenvolvimento da agricultura.

1.4.3 Tourism/recreation
Detalhes ​E no Espírito Santo, no município de Santa Maria do Jetibá, o turismo é uma ameaça iminente.

Ações de conservação

1.2.1.3 Sub-national level
Situação: on going
Observações: A espécie foi considerada "Criticamente Ameaçada" (CR) na Lista vermelha da flora do Espírito Santo (Simonelli; Fraga, 2007).

Referências

- BARROS, F.; RODRIGUES, V. T.; BATISTA, J. A. N. Orchidaceae. In: STEHMANN, J. R.; FORZZA, R. C.; SALINO, A. ET AL Plantas da Floresta Atlântica. Rio de Janeiro, RJ: Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro, p.372-403, 2009.

- CÉZAR NEUBERT GONÇALVES. Estudos Taxonômicos, Morfológicos e Biogeográficos em Acianthera (Orchidaceae). Tese de Doutorado. Porto Alegre, RS: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2005.

- GONÇALVES, C. N.; WAECHTER, J. L. Sinopse do Gênero Acianthera Scheidw. (Orchidaceae) no Rio Grande do Sul, Brasil. Revista Brasileira de Biociências, v. 9, n. 2, p. 143-155, 2011.

- BARROS, F. DE, VINHOS, F., RODRIGUES, V.T. ET AL. Acianthera in Lista de Espécies da Flora do Brasil, Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponivel em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2012/FB010986>. Acesso em: 02 Fevereiro de 2012.

- FUNDAÇÃO SOS MATA ATLÂNTICA; INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS ESPACIAIS. Atlas dos Remanescentes Florestais da Mata Atlântica: Período 2005-2008. 2009. 156 p.

- SIMONELLI, M.; FRAGA, C.N. (ORG.). Espécies da Flora Ameaçadas de Extinção no Estado do Espírito Santo, IPEMA, Vitória, ES, 2007.

Como citar

CNCFlora. Acianthera papillosa in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Acianthera papillosa>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 10/04/2012 - 20:01:16