Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Aechmea gustavoi J.A.Siqueira & Leme CR

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 13-04-2012

Criterio: C2a(i)

Avaliador: Miguel d'Avila de Moraes

Revisor: Tainan Messina

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG:

Especialista(s):


Justificativa

Aechmea gustavoi é endêmica do Brasil. Ocorre nos Estados de Pernambuco e da Bahia, e dados de especialistas indicam sua presença também em Alagoas. Está presente em áreas de Floresta Atlântica nordestina e ocupa uma área muito reduzida. Considerando as características ecológicas da espécie e a distância entre subpopulações, sua estrutura populacional foi considerada severamente fragmentada. Além disso, A. gustavoi apresenta três subpopulações com baixo número de indivíduos e distribuição restrita. Desde que a espécie foi descrita para a ciência em 2001, foi constatada uma diminuição do número de indivíduos, com as subpopulações apresentando menos de 50 representantes. A região está sujeita ao declínio contínuo da qualidade de hábitat, além da perda e fragmentação da cobertura vegetal original. Assim, a espécie foi avaliada como "Criticamente em perigo" (CR).

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Aechmea gustavoi J.A.Siqueira & Leme;

Família: Bromeliaceae

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Dados populacionais

Siqueira-Filho (2003) relatou que A. gustavoi apresenta poucas subpopulações, com baixo número de indivíduos e distribuição restrita. Desde que a espécie foi descrita para a ciência em 2001, foi constatada uma diminuição do número de indivíduos, com as subpopulações apresentando menos de 50 indivíduos (Siqueira-Filho; Leme, 2006).

Distribuição

Endêmica de Pernambuco, sendo encontrada na RPPN Frei Caneca em Jaqueira; Engenho Jindaí, entre Rio Formoso e Sirinhaém; e também na Usina Trapiche e Engenho Coimbra, em Ibateguara (Siqueira-Filho; Leme 2006). Citada também para Mata de Coimbra, Usina Serra Grande em Ibateguara - AL; Mata da Cela, Usina Cachoeira em Maceió - AL (Biodiversitas, 2005).

Ecologia

Em condições naturais há uma baixa formação de frutos (Biodiversitas, 2005).

Ameaças

1.5 Invasive alien species (directly impacting habitat)
Detalhes As áreas impactadas entre os fragmentos de mata altlântica de Pernambuco apresentam espécies invasoras de Euphorbiaceae e Asteraceae, que foram encontradas na borda de mata e em clareiras destes fragmentos (Sales et al., 1998).

1 Habitat Loss/Degradation (human induced)
Detalhes A perda de habitat para a espécie esta associada ao declínio de condições ambientais ótimas e regeneração pobre (Biodiversitas, 2005).

Ações de conservação

4.4 Protected areas
Situação: on going
Observações: Ocorre na RPPN Frei Caneca, Jaqueira - PE.

5.7 Ex situ conservation actions
Situação: on going
Observações: A espécie foi indicada como amplamente cultivada (Biodiversitas, 2005).

1.2.1.2 National level
Situação: on going
Observações: Consta como Deficiente de Dados (DD) no Anexo II da Lista Oficial de Espécies Ameaçadas da Flora do Brasil (MMA, 2008).

Referências

- SIQUEIRA-FILHO, J. A. Fenologia da Floração, Ecologia da Polinização e Conservação de Bromeliaceae na Floresta Atlântica Nordestina. Doutorado. Recife: Universidade Federal de Pernambuco, 2003.

- FUNDAÇÃO BIODIVERSITAS. Revisão da Lista da Flora Brasileira Ameaçada de Extinção. Belo Horizonte, MG: FUNDAÇÃO BIODIVERSITAS PARA A CONSERVAÇÃO DA NATUREZA, 2005.

- SIQUEIRA-FILHO, J. A.; LEME, E. M. C. Fragmentos da Mata Atlântica do Nordeste - Biodiversidade, Conservação e suas Bromélias. Andrea Jakobsson Estúdio, 2006. 360 p.

- SALES, M. F.; MAYO, S. J.; RODAL, M. J. N. Plantas Vasculares das Florestas Serranas de Pernambuco - Um checklist da Flora Ameaçada dos Brejos de Altitude de Pernambuco - Brasil. 1998. 163 p.

- MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Instrução Normativa n. 6, de 23 de setembro de 2008. Espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção e com deficiência de dados, Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 24 set. 2008. Seção 1, p.75-83, 2008.

Como citar

CNCFlora. Aechmea gustavoi in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Aechmea gustavoi>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 13/04/2012 - 18:36:14