Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Anathallis colnagoi (Pabst) F.Barros & L.Guimaraes CR

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 18-04-2012

Criterio: B2ab(i,ii,iii)

Avaliador: Danielli Cristina Kutschenko

Revisor: Tainan Messina

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG:

Especialista(s):


Justificativa

Anathallis colnagoi é uma espécie exclusiva do Estado do Espírito Santo, conhecida por somenteuma coleta. A espécie tem uma EOO de 269,87 km² e AOO de 4 km². Em Domingos Martins (ES), local de registro da espécie, o que restou da Mata Atlântica e as capoeiras cobrem, hoje, cerca de 20% do território do município. O restante é formado principalmente por plantações de café, culturas temporárias (milho, feijão, morango, entre outras) e pelo plantio de pinheiros e eucaliptos. Devido à sua distribuição extremamente restrita e à perda acentuada de habitat, A. colnagoi está "Criticamente em perigo" (CR).

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Anathallis colnagoi (Pabst) F.Barros & L.Guimarães;

Família: Orchidaceae

Sinônimos:

  • > Pleurothallis colnagoi ;

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

Segundo Pabst (1976) é uma espécie próxima de A. montipelladensis, diferindo pela morfologia do labelo. É provável que o exemplar citado aqui (holótipo) seja a única coleta disponível para esta espécie (Menini Neto, com. pess.)

Distribuição

A espécie ocorre na Mata Atlântica, exclusivamente no Estado do Espírito Santo (Barros et al., 2011)

Ecologia

A família Orchidaceae apresenta flores usualmente bissexuais, raramente unissexuais e dimórficas (Menini Neto, 2005)

Ameaças

1 Habitat Loss/Degradation (human induced)
Incidência local
Detalhes ​Em Domingos Martins (ES), local de registro da espécie, o que restou da Mata Atlântica e as capoeiras cobrem, hoje, cerca de 20% do território do município. O restante é formado principalmente por plantações de café, culturas temporárias (milho, feijão, morango, entre outras) e pelo plantio de pinheiros e eucaliptos.

Ações de conservação

1.2.1.3 Sub-national level
Situação: on going
Observações: A espécie foi considerada "Criticamente Ameaçada" (CR) na Lista Vermelha da Flora do Espírito Santo (Simonelli; Fraga, 2007).

Referências

- BARROS, F.; GUIMARÃES, F. R. S. New Combiations and a New Name in Brazilian Orchidaceae. Neodiversity, v. 5, 2010.

- BARROS, F. DE, VINHOS, F., RODRIGUES, V.T. ET AL. Orchidaceae A.Juss in Lista de Espécies da Flora do Brasil, Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponivel em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2011/index?mode=sv&group=Root_.Angiospermas_&family=Root_.Angiospermas_.Orchidaceae_AJUS&genus=&species=&author=&common=&occurs=1&region=&state=&phyto=&endemic=&origin=&last_level=subspecies&listopt=1&x=28&y=2>. Acesso em: 02 Fevereiro de 2012.

- SIMONELLI, M.; FRAGA, C. N. (ORG.). Espécies da Flora Ameaçadas de Extinção no Estado do Espírito Santo. Vitória, ES: IPEMA, 2007. 144 p.

- LUIZ MENINI NETO. A Subtribo Pleurothallidinae Lindl. (Orchidaceae) no Parque Estadual de Ibitipoca, Minas Gerais. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2005.

Como citar

CNCFlora. Anathallis colnagoi in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Anathallis colnagoi>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 18/04/2012 - 13:10:16