Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Anathallis tigridens (Loefgr.) F.Barros & Barberena VU

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 08-05-2012

Criterio: D2

Avaliador: Danielli Cristina Kutschenko

Revisor: Tainan Messina

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG:

Especialista(s):


Justificativa

Anathallis tigridens é uma espécie epífita ocorrente em ambientes de Mata Atlântica nos Estadosdo Rio de Janeiro e Espírito Santo, com uma EOO de 26.246,90 km². Os registros da espécie se concentram em três localidades. No Parque Nacional da Tijuca (RJ), são ameaças iminentes os incêndios provocados por balões, especulação imobiliária, pressão antrópica causada pelas favelas nas áreas do entorno e o extrativismo de espécies nativas ornamentais (principalmente broméliase orquídeas). No Parque Nacional da Serra dos Órgãos (RJ), a extração de espécies madeireiras (cedro e canela) e árvores de sub-bosque, como o palmito, são as que mais ameaçam a biota local. O município de Santa Teresa (ES) tem como principal ameaça às suas áreas florestais o desenvolvimento de atividades agriculturais e expansão urbana. Diante do exposto, a espécie está sujeita a três situações de ameaça e apesar de uma EOO ampla, A. tigridens tem menos de cinco situações de ameaça, sendo assim, foi categorizada como "Vulnerável" (VU). Entretanto, sugerem-se maior esforço de coleta e estudos populacionais e de extração.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Anathallis tigridens (Loefgr.) F.Barros & Barberena;

Família: Orchidaceae

Sinônimos:

  • > Pleurothallis tigridens ;
  • > Panmorphia tigridens ;
  • > Specklinia tigridens ;

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

A espécie foi descrita na obra Arch. Jard. Bot. Rio de Janeiro 2: 56, tab. 23. 1918 (Barros; Barberena, 2010).

Distribuição

A espécie ocorre na Mata Atlântica, exclusivamente no Estado do Rio de Janeiro (Barros et al. 2011). Porém a espécie foi registrada para o estado do Espírito Santo em 2004 (L. Kollmann, 6676; HSJRP, 22332). Na Serra dos Órgãos a espécie ocorre a cerca de 800m de altitude (Miller et al., 2006).

Ecologia

Espécie epífita, de 60-100mm de altura, formando grupos com cinco a quinze folhas e apresenta um sistema radicular com raízes esbranquiçadas ou marrons de 0,9mm de diâmetro. As inflorescências de 100-150mm, que produzem cinco a sete flores sobre pedicelos de 6-8mm, emergem das bases das folhas mais novas. Na Serra dos Órgãos a espécie foi encontrada em florestas ombrófilas originais, sobre troncos e galhos a meia altura, necessitando de boa luminosidade, umidade elevada e boa movimentação de ar. A floração ocorre de janeiro a março e as flores duram por dez dias (Miller et al., 2006)

Ameaças

1 Habitat Loss/Degradation (human induced)
Detalhes ​Parque Nacional da Tijuca (RJ), são ameaças iminentes os incêndios provocados por balões, especulação imobiliária, pressão antrópica causada pelas favelas nas áreas do entorno e o extrativismo de espécies nativas ornamentais (principalmente broméliase orquídeas). No Parque Nacional da Serra dos Órgãos (RJ), a extração de espécies madeireiras (cedro e canela) e árvores de sub-bosque, como o palmito, são as que mais ameaçam a biota local. O município de Santa Teresa (ES) tem como principal ameaça às suas áreas florestais o desenvolvimento de atividades agriculturais e expansão urbana

1.3 Extraction
Incidência local
Detalhes ​Parque Nacional da Tijuca (RJ), são ameaças iminentes os incêndios provocados por balões, especulação imobiliária, pressão antrópica causada pelas favelas nas áreas do entorno e o extrativismo de espécies nativas ornamentais (principalmente broméliase orquídeas). No Parque Nacional da Serra dos Órgãos (RJ), a extração de espécies madeireiras (cedro e canela) e árvores de sub-bosque, como o palmito, são as que mais ameaçam a biota local. O município de Santa Teresa (ES) tem como principal ameaça às suas áreas florestais o desenvolvimento de atividades agriculturais e expansão urbana.

Ações de conservação

1.2.1.3 Sub-national level
Situação: on going
Observações: A espécie é classificada como Criticamente Ameaçada (CR) na Lista vermelha da flora do Espírito Santo (Simonelli; Fraga, 2007).

Referências

- MILLER, D.; WARREN, R.; MILLER, I. M. ET AL. Serra dos Órgãos, Sua História e Suas Orquídeas. 2006. 574 p.

- FELIPE FAJARDO VILLELA ANTOLIN BARBERENA. Orchidaceae no Parque Nacional do Itatiaia, Sudeste do Brasil: Listagem e Estudos Taxonômicos na Subtribo Laeliinae. Dissertação de Mestrado. Rio de Janeiro: Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro, 2010.

- BARROS, F.; BARBERENA, F. F. V. A. Nomenclatural Notes and New Combinations on Anathallis and Specklinia (Orchidaceae). Rodriguésia, v. 61, n. 1, p. 127-131, 2010.

- BARROS, F. DE, VINHOS, F., RODRIGUES, V.T. ET AL. Orchidaceae A.Juss in Lista de Espécies da Flora do Brasil, Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponivel em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2011/index?mode=sv&group=Root_.Angiospermas_&family=Root_.Angiospermas_.Orchidaceae_AJUS&genus=&species=&author=&common=&occurs=1&region=&state=&phyto=&endemic=&origin=&last_level=subspecies&listopt=1&x=28&y=2>. Acesso em: 02 Fevereiro de 2012.

- SIMONELLI, M.; FRAGA, C. N. (ORG.). Espécies da Flora Ameaçadas de Extinção no Estado do Espírito Santo. Vitória, ES: IPEMA, 2007. 144 p.

- MILLER, D.; WARREN, R.; MILLER, I. M. ET AL. Serra dos Órgãos, Sua História e Suas Orquídeas. 2006. 567 p.

Como citar

CNCFlora. Anathallis tigridens in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Anathallis tigridens>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 08/05/2012 - 13:51:38