Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Asplenium trindadense (Brade) Sylvestre CR

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 08-05-2012

Criterio: B2ab(iii)

Avaliador: Julia Caram Sfair

Revisor: Miguel d'Avila de Moraes

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG:

Especialista(s):


Justificativa

Asplenium trindadense é uma samambaiaendêmica da Ilha de Trindade (ES). AsIlhas de Trindade e de Martim Vaz tem juntas cerca de 10 Km² e, consequentemente, a espécie deve ter uma área de ocupação menor doque 10 Km². Como a espécie é endêmica da Ilha de Trindade, podemos considerarque A. trindadense está sujeita a apenas uma situação de ameaça. No passado, a ilha foicolonizada por cabras e carneiros que se tornaram ferais e, portanto, foram erradicados pela Marinha brasileira. Atualmente, a Ilha de Trindade abriga uma base da Marinha, sendo utilizada como área de trabalho de vários grupos de pesquisa. Dessa maneira, A.trindadense é considerada "Criticamente em perigo" (CR).

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Asplenium trindadense (Brade) Sylvestre;

Família: Aspleniaceae

Sinônimos:

  • > Asplenium praemorsum var. trindadense ;

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

Distribuição

A espécie é endêmica da ilha oceânica Trindade (ES) (Sylvestre, 2010)Ocorre em altitude entre 400 m e 600 m (Sylvestre, 2001).Sylvestre (2010) sugere que a ocorrência de A. aethiopicum na Àfrica, A. trindadense na ilha oceânica no Atlântico Sul e A. praemorsum no Neotrópico pode configurar um exemplo de espécies irmãs que sofreram especiação através de dispersão a longa distância.

Ecologia

A espécie ocorre em escarpas da Ilha Trindade, ES, em grandes touceiras expostas ao vento e sol. Tem hábito xerófita (Sylvestre, 2001).A vegetação da Ilha Trindade é baixa, tipo campestre. A ilha é quase inteiramente constituída de rocha vulcânica e subvulcânica formadas entre o final do Plioceno e o Holoceno (Almeida, 2000)

Ameaças

1.1.4 Livestock
Detalhes Em 1700, por ocasião da visita do astrônomo Halley, foram deixados suínos na Ilha de Trindade, ES. Com a tentativa fracassada de colonização pelos portugueses por volta de 1782, foram nelas introduzidos cabras e carneiros. Outros animais também foram levados pelas guarnições militares, sobretudo durante a primeira guerra mundial. Sem inimigos naturais esses animais, tornados selvagens, proliferaram e causaram severa destruição da cobertura vegetal, com subseqüente desenvolvimento de solos pedregosos, como o planalto ankaratrítico (Almeida, 2000)

Ações de conservação

1.2.1.3 Sub-national level
Situação: on going
Observações: Considerada "Vulnerável" pela Lista vermelha da flora de Espírito Santo (Simonelli; Fraga, 2007).

Referências

- SILVA, N. G.; ALVES, R. J. V. The eradication of feral goats and its impact on plant biodiversity? a milestone in the history of Trindade Island, Brazil. Rodriguésia, v. 62, n. 3, p. 717-719, 2011.

- ALVES, R.J.V. Ilha de Trindade e Arquipélago de Martim Vaz: um ensaio geobotânico, Serviço de Documentação da Marinha, Niterói, RJ, 1998.

- ALMEIDA, F. F. M. A ilha de Trindade. Ilha de Trindade - Registro de vulcanismo cenozóico no Atlântico Sul, 2000.

- SYLVESTRE, L. S. Notas nomenclaturais em Aspleniaceae (Polypodiopsida) ocorrentes no Brasil. Rodriguésia, v. 61, n. 1, p. 109-114, 2010.

- SIMONELLI, M.; FRAGA, C. N. (ORG.). Espécies da Flora Ameaçadas de Extinção no Estado do Espírito Santo. Vitória, ES: IPEMA, 2007. 144 p.

- SYLVESTRE, L. Aspleniaceae in Lista de Espécies da Flora do Brasil, Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponivel em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2012/FB090671>.

- SYLVESTRE, L. S. Revisão Taxonômica das espécies da família Aspleniaceae A. B. Frank ocorrentes no Brasil. Tese de Doutorado. São Paulo, SP: Universidade de São Paulo, 2001.

- Base de Dados do Centro Nacional de Conservação da Flora (CNCFlora). Disponivel em: <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/>. Acesso em: 2012.

Como citar

CNCFlora. Asplenium trindadense in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Asplenium trindadense>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 08/05/2012 - 16:36:29