Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Asplundia polymera (Hand.-Mazz.) Harling LC

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 06-08-2012

Criterio:

Avaliador: Daniel Maurenza de Oliveira

Revisor: Tainan Messina

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG:

Especialista(s):


Justificativa

A. polymera é uma herbácea com ocorrência nas florestas de encosta das regiõesSudeste e Sul do Brasil. Registros botânicos indicam a ocorrência em áreas protegidas. A EOO é superior à 20.000 km², sendocategorizada sem risco de extinção.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Asplundia brachypus (Drude) Harling;

Família: Cyclanthaceae

Sinônimos:

  • > Asplundia glaucophylla ;
  • > Asplundia polymera ;
  • > Asplundia polymera subsp. reitzii ;
  • > Carludovica brachypus ;
  • > Carludovica polymera ;
  • > Carludovica schizophylla ;
  • > Asplundia polymera subsp. polymera ;

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

​Descrita em Acta Horti Berg. 18(1): 239, fig. 63f-h. 1958.

Distribuição

Endêmica do Brasil; ocorre no Estado de Santa Catarina (Leal, 2012) e Paraná (CNCFlora, 2012).

Ecologia

Caracteriza-se por ervas, terrestres ou litófitas (Kozera et al., 2009).

Ameaças

3.3 Fuel
Severidade high
Detalhes Extração de carvão mineral (Citadini-Zanetti et al., 2009).

1.1 Agriculture
Severidade high
Detalhes Agricultura (Citadini-Zanetti et al., 2009).

1 Habitat Loss/Degradation (human induced)
Incidência national
Severidade high
Detalhes NoBrasil, a área original de Floresta Ombrófila Mista (floresta de Araucária),era de aproximadamente 200.000 a 250.000 km² (Maack, 1950), ocorrendo com maiorintensidade nos Estados do Paraná (40%), Santa Catarina (31%), Rio Grande doSul (25%), apresentando manchas esparsas no sul de São Paulo (3%),internando-se até o sul de Minas Gerais e Rio de Janeiro (1%) (Klein, 1960).Esta formação vegetacional, típica da Região Sul do Brasil, abriga componentesarbóreos de elevado valor comercial, como a Araucariaangustifolia (pinheiro) e Ocoteaporosa (imbuia), por isso esta floresta foi alvo de intenso processo deexploração predatório. Atualmente os remanescentes florestais não perfazem maisdo que 1% da área original, e suas espécies arbóreas estão relacionadas nalista oficial de espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção. A FlorestaOmbrófila Mista teve significativa importância no histórico de ocupação da Região Sul, não somente pela extensão territorial que ocupava, masprincipalmente pelo valor econômico que representou durante quase um século(Klein, 1985). No entanto, a intensidade da exploração madeireira,desmatamentos e queimadas, substituição da vegetação por pastagens,agricultura, reflorestamentos homogêneos com espécies exóticas e a ampliaçãodas zonas urbanas no sul do Brasil, iniciados nos primeiros anos do século XX,provocaram uma dramática redução da área das florestas originais na região(Medeiros et al. 2005).

Ações de conservação

1.2.1.3 Sub-national level
Situação: on going
Observações: Espécie considerada "Vulnerável" (VU) pela Lista vermelha da flora de Santa Catarina (Klein, 1990).

Referências

- LEAL. E.S. Asplundia polymera subsp. polymera in Asplundia (Cyclanthaceae) in Lista de Espécies da Flora do Brasil. Disponivel em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2012/FB102221>.

- LEITMAN, P.M.; LEAL, E.S.STEHMANN, J.R.; FORZZA, R.C.; SALINO, A. ET AL. Cyclanthaceae. 2009. 231 p.

- FONSECA, R.N. Estrutura e composição florística do estrato arbóreo em um trecho de floresta ombrófila densa submontana no Parque Nacional da Serra dos Órgãos, Guapimirim, RJ. Monografia. : Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (Instituto de Florestas), 2009.

- COSTA, J. D. B. A Reserva da Biosfera da Mata Atlântica no estado de São Paulo., São Paulo, 1997.

- KLEIN, R. M. Espécies raras ou ameaçadas de extinção do estado de Santa Catarina. IBGE, Diretoria de Geociências, 1990. 287 p.

- KOZERA, C.; RODRIGUES, R.R.; DITTRICH, V.A.O. Composição florística do sub-bosque de uma floresta ombrófila densa montana, Morretes, PR, Brasil., Floresta, Curitiba, v.39, p.323-334, 2009.

- Base de Dados do Centro Nacional de Conservação da Flora (CNCFlora). Disponivel em: <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/>. Acesso em: 2011.

Como citar

CNCFlora. Asplundia polymera in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Asplundia polymera>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 06/08/2012 - 16:47:15