Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Callisthene inundata Bueno et al. EN

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 19-09-2012

Criterio: B1ab(iii)

Avaliador: Pablo Viany Prieto

Revisor: Tainan Messina

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG:

Especialista(s):


Justificativa

Callisthene inundata é a única espécie da família Vochysiaceae ocorrente no Rio Grande do Sul, onde é endêmica da vegetação ciliar da sub bacia Taquari-Antas. A EOO é de apenas 847,18 km² sujeita a uma única situação de ameaça. O habitat da espécie é seriamente ameaçado pela construção de barragens para geração de energia hidrelétrica, o que pode vir a inundar toda a sua área de ocorrência. Além disso, todos os municípios onde a espécie foi coletada encontram-se bastante desmatados, o que permite suspeitar que esteja havendo um declínio contínuo da qualidade da vegetação ciliar onde C. inundata ocorre. A espécie deve ser urgentemente contemplada pela criação de uma unidade de conservação de proteção integral que proteja ao menos parte da sua distribuição.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Callisthene inundata O.L.Bueno et al.;

Família: Vochysiaceae

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

Distribuição

Callisthene inundata é endêmica do Rio Grande do Sul (França, 2012), e até o momento é conhecida apenas da sub-bacia Taquari-Antas (Bueno et al., 2000).

Ecologia

Árvore com altura entre 7 e 10 m, ocorrente em áreas de floresta ciliar sujeitas a inundação, sobre solos pedregosos rasos associados a afloramentos basálticos (Bueno et al., 2000).

Ameaças

1.4.6 Dam
Incidência local
Severidade very high
Detalhes As florestas ciliares da sub-bacia Taquari-Antas são ameaçadas devido à intenção de se construir ali dezenas de barragens para geração de energia, o que inundaria grande parte ou mesmo toda a área de distribuição de Callisthene inundata (Bueno et al., 2000).

Ações de conservação

1.2.2.3 Sub-national level
Situação: on going
Observações: A espécie é considerada Criticamente em Perigo (CR), de acordo com a lista oficial da Flora ameaçada de extinção doRio Grande do Sul (CONSEMA, 2002).

Referências

- FRANÇA, F. Vochysiaceae in Lista de Espécies da Flora do Brasil, Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponivel em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2012/FB000250>.

- BUENO, O.L.; NILSON, A.D.; MAGALHÃES, R.G. Callisthene inundata nova espécie de Vochysiaceae e primeiro registro desta família no Estado do Rio Grande do Sul. Iheringia, série Botânica, v. 53, p. 101-116, 2000.

- CONSELHO ESTADUAL DO MEIO AMBIENTE, RIO GRANDE DO SUL. Decreto estadual CONSEMA n. 42.099 de 31 de dezembro de 2002. Declara as espécies da flora nativa ameaçadas de extinção no estado do Rio Grande do Sul e da outras providências, Palácio Piratini, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, 31 dez. 2002, 2002.

Como citar

CNCFlora. Callisthene inundata in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Callisthene inundata>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 19/09/2012 - 17:25:51