Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Cattleya porphyroglossa Linden & Rchb.f. CR

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 23-07-2012

Criterio: A2cd

Avaliador: Danielli Cristina Kutschenko

Revisor: Tainan Messina

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG:

Especialista(s):


Justificativa

Cattleya porphyroglossa é uma espécie epífita ocorrente em ambientes de Mata Atlântica com registros nos Estados do Rio de Janeiro e Santa Catarina e, de acordo com o orquidófilo Wladyslaw Zaslawski, em Minas Gerais. Das três localidades onde pode ser encontrada, duas não têm coletas há mais de 60 anos; segundo dados do especialista, a maior subpopulação conhecida dessa espéciesituava-se no município de Nova Era (MG), principalmente sobre as grandes populações de Vellozia sp. que recobriam os afloramentos graníticos da região do Rio das Velhas. Após anos de coletas indiscriminadas, os dados disponíveis sugerem uma redução populacional severa no número de indivíduos de C. porphyroglossa, com remanescentes populacionais somente em áreas de difícil acesso.Diante dos dados apresentados, considerando-se a distribuição restrita, reduzida quantidade de subpopulações e intensa pressão de coleta, e ainda suspeitando-se uma redução populacional de 80% nos últimos 20 anos, pode-se dizer que C. porphyroglossa encontra-se "Criticamente em perigo" (CR). Recomendam-se maior esforço de coleta e estudos populacionais e relacionados à extração, que poderão levá-la futuramente a uma nova avaliação.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Cattleya porphyroglossa Linden & Rchb.f.;

Família: Orchidaceae

Sinônimos:

  • > Cattleya amethystoglossa var. sulphurea ;
  • > Cattleya batalinii ;
  • > Cattleya dijanceana ;
  • > Cattleya porphyroglossa var. punctulata ;
  • > Epidendrum porphyroglossum ;
  • > Epidendrum porphyroglossum var. sulphureum ;

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Potêncial valor econômico

​A sementeira da espécie é vendida por R$25,00 (http://www.orquidarioimirim.com.br/lista_orquidario_imirim.pdf).

Distribuição

Espécie endêmica do Brasil, de ocorrência em Mata Atlântica, nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná e Santa Catarina (Barros et al.i 2011).

Ações de conservação

1.2.1.3 Sub-national level
Situação: on going
Observações: ​A espécie foi considerada Vulnerável (VU) na Lista vermelha da flora de São Paulo (SMA-SP, 2004).

Usos

Referências

- Banco de Dados do Centro Nacional de Conservação da Flora (CNCFlora). Disponivel em: <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/>. Acesso em: 2011.

- BARROS, F. DE, VINHOS, F., RODRIGUES, V.T. ET AL. Orchidaceae A.Juss in Lista de Espécies da Flora do Brasil, Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponivel em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2011/index?mode=sv&group=Root_.Angiospermas_&family=Root_.Angiospermas_.Orchidaceae_AJUS&genus=&species=&author=&common=&occurs=1&region=&state=&phyto=&endemic=&origin=&last_level=subspecies&listopt=1&x=28&y=2>. Acesso em: 02 Fevereiro de 2012.

- SECRETARIA DE ESTADO DO MEIO AMBIENTE, SÃO PAULO. SMA-SP. RESOLUçãO SMA N. 48 DE 2004. Lista oficial das espécies da flora do Estado de São Paulo ameaçadas de extinção, Diário Oficial do Estado de São Paulo, São Paulo, SP, 2004.

- Orquidário Imirim. Disponivel em: <http://www.orquidarioimirim.com.br/lista_orquidario_imirim.pdf>. Acesso em: 14 de Junho de 2012.

Como citar

CNCFlora. Cattleya porphyroglossa in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Cattleya porphyroglossa>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 23/07/2012 - 13:11:33