Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Dendrophorbium paranense (Malme) Matzenb. & Baptista EN

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 09-05-2012

Criterio: B2ab(iii,iv)

Avaliador: Tainan Messina

Revisor: Miguel d'Avila de Moraes

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG:

Especialista(s):


Justificativa

A espécie é endêmica do Sul do Brasil (AOO<500 Km²). Ocorre nas margens de córregos em Mata Nebular e à beira de penhascos, fitofisionomias e áreas extremamente suscetíveis à degradação por atividades humanas. Visto isso, foram identificadas menos de cinco situações de ameaça. Estima-se declínio na qualidade do habitat e de subpopulações, decorrente da antropização e introdução de espécies exóticas.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Dendrophorbium paranense (Malme) Matzenb. & Baptista;

Família: Asteraceae

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Distribuição

Ocorre nos Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul (Matzenbacher, 1998; Borges, 2010). Altitude: Matzenbacher (1998).

Ecologia

Erva rizomatosa, perene, freqüente em solos úmidos, fértil de outubro a dezembro e polinizada por insetos (Borges, com. pessoal).

Ameaças

1.1 Agriculture
Severidade high
Detalhes Atualmente a vegetação predominante no Estado de Santa Catarina está descaracterizada e fragmentada, devido principalmente a processos de degradação intensos, sobretudo pelas atividades de agricultura e suas consequências (Citadini-Zanetti et al., 2009).

Ações de conservação

1.2.1.3 Sub-national level
Situação: on going
Observações: Considerada "Em perigo" (EN) na Lista de espécies ameaçadas de extinção da flora do Paraná (SEMA/GTZ, 1995).

3.3 Biology and Ecology
Situação: needed
Observações: Somado a ações de pesquisa, constam também a proteção de habitats, o manejo e o monitoramento em áreas naturais (Biodiversitas, 2005).

1.2.1.2 National level
Situação: on going
Observações: Citada no Anexo II da Lista Oficial de Espécies da Flora Brasileira Ameaçadas de Extinção (MMA, 2008).

Referências

- CITADINI-ZANETTI, V.; DELFINO, R.F.; BRUM-FIGUEIRÓ, A.C.; SANTOS, R. Rubiaceae na recuperação ambiental no sul de Santa Catarina., Revista de Estudos Ambientais, v.11, p.71-82, 2009.

- MATZENBACHER, N.I. O Complexo "Senecionóide" (Asteraceae - Senecioneae) no Rio Grande do Sul, Brasil. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 1998.

- BORGES, R.A.X. Dendrophorbium paranense in Dendrophorbium (Asteraceae) in Lista de Espécies da Flora do Brasil. Disponivel em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2010/FB115868>.

- FUNDAÇÃO BIODIVERSITAS. Revisão da lista da flora brasileira ameaçada de extinção. Belo Horizonte, MG: FUNDAÇÃO BIODIVERSITAS PARA A CONSERVAÇÃO DA NATUREZA, 2005.

- SECRETARIA DE ESTADO DO MEIO AMBIENTE/DEUTSCHE GESSELLSCHAFT TECHNISCHE ZUSAMMENARBEIT (SEMA/GTZ). Lista Vermelha de Plantas Ameaçadas de Extinção no Estado do Paraná, Curitiba, PR, p.139, 1995.

- MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Instrução Normativa n. 6, de 23 de setembro de 2008. Espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção e com deficiência de dados, Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 24 set. 2008. Seção 1, p.75-83, 2008.

Como citar

CNCFlora. Dendrophorbium paranense in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Dendrophorbium paranense>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 09/05/2012 - 14:24:19