Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Discocactus placentiformis (Lehm.) K.Schum. NT

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 13-03-2012

Criterio:

Avaliador:

Revisor: Miguel d'Avila de Moraes

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG:

Especialista(s):


Justificativa

Endêmica de Minas Gerais. Espécie dependente de habitat específico, rochas areníticas, areia quartzítica e cascalho em Cerrados e Campos Rupestres. EOO de 39.502 km² e AOO de 64 km². Conhecida de 12 situações de ameaça, os municípios de Augusto de Lima, Bocaiúva, Buenópolis, Claro dos Poções, Couto de Magalhães de Minas, Diamantina, Gouveia, Grão Mogol, Jequitaí, Santana do Pirapama, Sete Lagoas e Manga. Há pressão de coleta para produção de doces e suas subpopulação são pequenas, isoladas e em declínio. No entanto não há informações científicas disponíveis sobre dados quantitativos tanto na sua dinâmica populacional quanto no efeito da pressão de coleta. É necessário investidas de campo sobre as localidades conhecidas para saber se há extinções locais.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Discocactus placentiformis (Lehm.) K.Schum.;

Família: Cactaceae

Sinônimos:

  • > Echinocactus alteolens ;
  • > Discocactus crystallophilus ;
  • > Discocactus multicolorispinus ;
  • > Discocactus multicolorispinus subsp. multicolorispinus ;
  • > Discocactus pseudolatispinus ;
  • > Discocactus pseudolatispinus subsp. pseudolatispinus ;
  • > Echinocactus placentiformis ;

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Dados populacionais

A maioria das subpopulações é pequena e isolada (Taylor; Zappi, 2004). A população desta espécie encontra-se em declínio (Taylor, 2002).

Distribuição

A espécie ocorre em Minas Gerais (Zappi et al., 2012).

Ecologia

A espécie ocorre sobre rochas areníticas, areia quartzítica e cascalho (Taylor; Zappi, 2004).

Ameaças

3.1.1 Subsistence use/local trade
Detalhes A espécie é afetada principalmente pela exploração insustentável para produção de doce, principalmente as populações localizadas próximas a cidades e vilarejos (Taylor; Zappi, 2004).

Ações de conservação

1.2.2.1 International level
Situação: on going
Observações: A espécie é legalmente protegida pela Convençãosobre o Comércio Internacional de Espécies Selvagens da Fauna e da Flora (CITES,2011).

1.2.2 Implementation
Situação: on going
Observações: A espécie é considerada "Vulnerável" (VU), segundo a Lista Vermelha da flora ameaçada de Minas Gerais(COPAM-MG, 1997) e a Lista Vermelha da IUCN (2010).

Referências

- CONSELHO ESTADUAL DE POLÍTICA AMBIENTAL, MINAS GERAIS. Deliberação COPAM n. 85, de 21 de outubro de 1997. Aprova a lista das espécies ameaçadas de extinção da flora do Estado de Minas Gerais, Diário Oficial do Estado de Minas Gerais, Diário do Executivo, Belo Horizonte, MG, 30 out. 1997, 1997.

- ZAPPI, D.; TAYLOR, N.; MACHADO, M. Cactaceae in Lista de Espécies da Flora do Brasil. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponivel em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2012/FB000070>.

- TAYLOR, N. P. Discocatus placentiformis in The IUCN Red List of Threatened Species. Version 2010.2, IUCN. IUCN. Disponivel em: <www.iucnredlist.org>.

- TAYLOR, N.; ZAPPI, D. Cacti of Eastern Brazil. Kew: Royal Botanic Gardens, 2004.

- CITES. LISTA DE ESPECIES CITES, p.554, 2011.

Como citar

CNCFlora. Discocactus placentiformis in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Discocactus placentiformis>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 13/03/2012 - 14:20:10