Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Dyckia mello-barretoi L.B.Sm. DD

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 25-09-2014

Criterio: N/A

Avaliador: Rodrigo Amaro

Revisor: Luiz Santos

Analista(s) de Dados: Eduardo Fernandez

Analista(s) SIG: Marcelo, Thiago

Especialista(s): Rafaela Compostrini Forzza


Justificativa

Espécie endêmica do estado de Minas Gerais (Forzza et al. 2013). Restrita ao Cerrado, onde se desenvolve em Campos Rupestres (Wanderley et al. 2009). São necessárias maiores informações sobre a biologia e ecologia da espécie a fim de avaliar o real estado de conservação na natureza.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Dyckia mello-barretoi L.B.Sm.;

Família: Bromeliaceae

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

Espécie descrita em Phytologia 7: 109, tab. 1, fig. 16-19. 1960.

Distribuição

A espécie é endêmica do Brasil, ocorrendo no Estado de Minas Gerais (Forzza et al. In Lista de Espécies da Flora do Brasil; Forzza et al., 2013), no município de Santana do Riacho, na Serra do Cipó, em altitudes entre 600 e 1.300 m (Wanderley et al. In Plantas Raras do Brasil; Giulietti et al., 2009).

Ecologia

Erva terrícola ou rupícola de ocorrência no bioma Cerrado, em campos rupestres (Wanderley et al. In Plantas Raras do Brasil; Giulietti et al., 2009) e campo sujo, de solo arenoso (BHCB; Barreto, H.L.M. 2122).

Reprodução

A espécie floresce entre agosto e fevereiro (Wanderley et al. In Plantas Raras do Brasil; Giulietti et al., 2009).

Ameaças

1.3 Tourism & recreation areas
Incidência local
Severidade low
Detalhes O turismo é uma das principais atividades econômicas desenvolvidas na região do Parque e Nacional da Serra do Cipó. Muitas vezes, contudo, é realizado de maneira desordenado e sem fiscalização, sendo assim considerado uma atividade conflitante para a conservação da biodiversidade local (MMA/ICMBio, 2009).

2.3.4 Scale Unknown/Unrecorded
Incidência local
Severidade high
Detalhes O uso do solo para o desenvolvimento da pecuária e estabelecimento de pastagens é uma das principais ameaças para os objetivos propostos para o Parque Nacional da Serra do Cipó (MMA/ICMBio, 2009).

5.2 Gathering terrestrial plants
Incidência regional
Severidade medium
Detalhes A espécie ocorre no Planalto de Diamantina, região que tem sido descaracterizada pelo extrativismo de diversas espécies vegetais (Wanderley et al. In Plantas Raras do Brasil; Giulietti et al., 2009).

7.1.1 Increase in fire frequency/intensity
Incidência local
Severidade high
Detalhes O aumento da ocorrência de incêndios por causas antrópicas é uma dos principais problemas existentes na região do Parque Nacional da Serra do Cipó (MMA/ICMBio, 2009). A espécie ocorre no Planalto de Diamantina, região que tem sido atingida por queimadas constantes (Wanderley et al. In Plantas Raras do Brasil; Giulietti et al., 2009).

8.1.1 Unspecified species
Incidência local
Severidade medium
Detalhes O Plano de Manejo do Parque Nacional da Serra do Cipó aponta a invasão de espécies exóticas encontra-se entre as atividades conflitantes existente no interior da Unidade e arredores (MMA/ICMBio, 2009).

Ações de conservação

1.1 Site/area protection
Situação: on going
Observações: A espécie ocorre no Parque Nacional da Serra do Cipó.

Referências

- FORZZA, R.C.; COSTA, A.; SIQUEIRA FILHO, J.A.; MARTINELLI, G.; MONTEIRO, R.F.; SANTOS-SILVA, F.; SARAIVA, D. P.; PAIXÃO-SOUZA, B.; LOUZADA, R.B.; VERSIEUX, L. 2013. Bromeliaceae in Lista de Espécies da Flora do Brasil. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. (http://reflora.jbrj.gov.br/jabot/floradobrasil/FB5891).

- WANDERLEY, M.G.L.; LOUZADA, R.B.; SOUSA, G.M.; LIMA, T.T.; VERSIEUX, L.M. Bromeliaceae In: GIULIETTI, A. M.; RAPINI, A.; ANDRADE, M. J. G.; QUEIROZ, L. P. DE; SILVA, J. M. C. D. (Eds.). Plantas Raras do Brasil. Belo Horizonte: Conservaçao Internacional; Univesidade Estadual de Feira de Santana, 2009. p. 496.

Como citar

CNCFlora. Dyckia mello-barretoi in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Dyckia mello-barretoi>. Acesso em .


Última edição por Rafaela Compostrini Forzza em 23/09/2014 - 12:47:57