Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Gochnatia polymorpha subsp. polymorpha (Less.) Cabrera LC

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 09-11-2012

Criterio:

Avaliador: Tainan Messina

Revisor:

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG:

Especialista(s):


Justificativa

A espécie é amplamente distribuída em todos os Estados das regiões Sul e Sudeste, e também ocorre no Mato Grosso do Sul, Goiás, Bahia e Pernambuco.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: ;

Família:

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

Potêncial valor econômico

Citada na obra "Plantas ou substâncias vegetais tóxicas e medicinais" (Hoehne, 1939).

Distribuição

A espécie é amplamente distribuída em todos os Estados das regiões Sul e Sudeste, e também ocorre no Mato Grosso do Sul, Goiás, Bahia e Pernambuco (CNCFlora, 2011).

Ações de conservação

4.4.2 Establishment
Situação: on going
Observações: A espécie ocorre em diversas unidades de conservação (SNUC) ao longo da sua distribuição, entre as quais a Estação Biológica de Santa Lúcia, no Estado do Espírito Santo, o Parque Estadual do Rio Preto, em Minas Gerais, e a Reserva Biológica de Poço das Antas, no Rio de Janeiro (CNCFlora, 2011).

1.2.2 Implementation
Situação: on going
Observações: A espécie é considerada "Vulnerável" (VU), segundo a Lista Vermelha da floraameaçada do Rio Grande do Sul (CONSEMA-RS, 2002).

Referências

- SANCHO, G.; ROQUE, N. Gochnatia in Lista de Espécies da Flora do Brasil, Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

- SANCHO, G. Revisión y filogenia de la sección Moquiniastrum Cabrera del género Gochnatia Kunth (Asteraceae, Mutisieae), Fontqueria, v.54, p.61-122, 2000.

- Base de Dados do Centro Nacional de Conservação da Flora (CNCFlora). Disponivel em: <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/>. Acesso em: 2011.

- CONSELHO ESTADUAL DO MEIO AMBIENTE, RIO GRANDE DO SUL. Decreto estadual CONSEMA n. 42.099 de 31 de dezembro de 2002. Declara as espécies da flora nativa ameaçadas de extinção no estado do Rio Grande do Sul e da outras providências, Palácio Piratini, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, 31 dez. 2002, 2002.

Como citar

CNCFlora. Gochnatia polymorpha subsp. polymorpha in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Gochnatia polymorpha subsp. polymorpha>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 09/11/2012 - 19:16:50