Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Guzmania sanguinea (André) André ex Mez EN

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 04-04-2012

Criterio: B1ab(iii)+2ab(iii)

Avaliador: Miguel d'Avila de Moraes

Revisor: Tainan Messina

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG:

Especialista(s):


Justificativa

Guzmania sanguinea não é endêmica do Brasil e tem registros para a Costa Rica, Trinidad e Tobago, Equador e Colômbia. Entretanto, em território brasileiro, a espécie é conhecida apenas a partir de uma região restrita (EOO=264,87 km²) do Ceará. Estima-se que sua AOO seja ainda menor. G. sanguinea ocorre nas matas das Serras de Baturité e Maranguape. Essas localidades foram consideradas uma única situação de ameaça. A região sofre os efeitos da perda contínua de hábitat devido ao desmatamento. Por essas razões, a espécie foi classificada como "Em perigo" (EN).

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Guzmania sanguinea (André) André ex Mez;

Família: Bromeliaceae

Sinônimos:

  • > Guzmania sanguinea var. sanguinea ;
  • > Caraguata sanguinea ;
  • > Caraguata sanguinea var. erecta ;
  • > Guzmania crateriflora ;
  • > Guzmania sanguinea var. erecta ;
  • > Tillandsia sanguinea ;

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Distribuição

Segundo Rauh (1973) a espécie ocorre na Costa Rica, Trinidad e Tobago e Equador. Benzing (2000) descreve a espécie também para a Colômbia. No Brasil, existem registros da espécie apenas nas matas das Serras de Baturité e Maranguape, no Estado do Ceará (Filho; Leme, 2006).

Ameaças

1 Habitat Loss/Degradation (human induced)
Severidade very high
Detalhes A Mata Atlântica no Nordeste cobria uma área original de 255.245 km²,ocupando 28,84% do seu território. Os últimos esforços das organizações não governamentais, Sociedade Nordestina de Ecologia (SNE), Fundação SOS Mata Atlântica e parceiros governamentais para mapeamento da Mata Atlântica indicam que o bioma no Nordeste ocupa hoje uma área aproximada de 19.427 km²,cobrindo uma área total de 2,21% de seu território (Tabarelli et al., 2006)

Ações de conservação

1.2.1.2 National level
Situação: on going
Observações: A espécie foi considerada "Deficiente de Dados" (DD) na Lista vermelha da flora do Brasil (MMA, 2008), anexo 2.

Referências

- FILHO, J. A. S.; LEME, E. M. C. Fragmentos da Mata Atlântica do Nordeste: Biodiversidade, Conservação e suas Bromélias. 2006. 415 p.

- MARTINELLI, G.; VIEIRA, C. M.; LEITMAN, P. ET ALSTEHMANN, J. R.; FORZZA, R. C.; SALINO, A. ET AL. Bromeliaceae. 2009. 186 p.

- BENZING, D. H. Bromeliaceae: Profile of an Adaptive Radiation. Cambridge University Press, 2000. 690 p.

- RAUH, W.TEMPLE, P. Bromeliads: For Home, Garden and Greenhouse. 1973. 431 p.

- MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Instrução Normativa n. 6, de 23 de setembro de 2008. Espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção e com deficiência de dados, Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 24 set. 2008. Seção 1, p.75-83, 2008.

- TABARELLI, M.; MELO, M. D. V. C.; LIRA, O. C. A mata atlântica do Nordeste. , 2006.

Como citar

CNCFlora. Guzmania sanguinea in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Guzmania sanguinea>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 04/04/2012 - 19:37:41