Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Lilaea scilloides (Poir.) Hauman DD

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 27-09-2012

Criterio:

Avaliador: Eduardo Pinheiro Fernandez

Revisor: Tainan Messina

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG:

Especialista(s):


Justificativa

A espécie não é endêmica do Brasil; é conhecida somente por uma coleção em território nacional, realizada a mais de 60 anos por B. Rambo, em campos alagados associados ao domínio fitogeográfico Pampa (Campos Sulinos), no Estado do Rio Grande do Sul; parece ocupar uma ampla faixa altitudinal considerável (0-1.700 m), porém a única localidade conhecida onde a espécie foi coletada se encontra na região metropolitana de Porto Alegre, RS; parece ocorrer como espécie invasora em outros países americanos (EUA), porém esses dados não foram encontrados disponíveis para consulta. A ausência de informações científicas sobre este táxon dificulta uma avaliação de risco de extinção robusta e por esses motivos, L. scilloides foi considerada "Deficiente de Dados" (DD).

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Triglochin scilloides (Poir.) Mering & Kadereit;

Família: Juncaginaceae

Sinônimos:

  • > Lilaea scilloides ;

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Distribuição

A espéie ocorre no Sul (Rio Grande do Sul).

Ecologia

Ervas com aproximadamente 30 cm, folhas com até 35 cm e bainha com 2-5 cm. Inflorescência axilar e escapular (escapo floral com 8-10 cm). Flores sésseis. Frutos com 2-5 mm.

Ameaças

1 Habitat Loss/Degradation (human induced)
Detalhes Atualmente, a vegetação do bioma Pampa já foi descaracterizado em torno de 50% a partir da ação antrópica urbana e rural para atividades econômicas (Hasenack et al., 2009).

1 Habitat Loss/Degradation (human induced)
Detalhes As atividades agrícolas de larga escala como o arroz e a soja são os principais fatores de degradação do bioma. Grandes áreas alagadas, onde antes havia banhados, foram drenadas para o plantio de arroz. A fruticultura também vem gerando impacto, mas em menor escala por ocupar áreas menores. A degradação também ocorre pelo pastoreio intensivo. Esta atividade é um dos principais fatores de aceleração do processo de arenização que ocorre em parte do Estado do Rio Grande do Sul: terras transformando-se em grandes areais, com enormes voçorocas, em um processo popularmente chamado de desertificação (Duarte; Palmeira, 2008).

1.1.2.2 Large-scale
Detalhes Nos últimos anos, o bioma Pampa transformou-se em região prioritária para a implantação de um grande pólo mundial de silvicultura e produção de celulose, abrangendo áreas da Argentina, Uruguai e Brasil. Para a efetivação desse projeto no Estado do Rio Grande do Sul, a área do Bioma Pampa foi dividida em três sub-áreas por parte de três grandes empresas: Aracruz Celulose, Stora Enso e Votorantim Celulose e Papel (VCP) (Duarte; Palmeira, 2008).

Ações de conservação

4.4 Protected areas
Situação: needed
Observações: O Pampa é um dos biomas com menor percentual de área legalmente protegida. Nas áreas de ocorrência do bioma Pampa stricto sensu - regiões da Campanha, Depressão Central, Serra do Sudeste e Missões - somente 0,04% (cerca de 7.000 hectares) estão em unidades de conservação de Proteção Integral (SNUC), nenhuma federal. (Duarte; Palmeira, 2008).

Referências

- SOBRAL, M. Juncaginaceae in Lista de espécies da Flora do Brasil. Disponivel em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2012/FB106503>.

- HAYNES, R. R.& HELLQUIST, C. B. Juncaginaceae. New York: Oxford University Press, 2000. 43-46 p.

- DUARTE, S. & PALMEIRA, M. O impacto da crise econômica americana no bioma pampa. Observatorio de la Economía Latinoamericana, v. 15, 2008.

- HASENACK, H. Cobertura vegetal dos Biomas brasileiros: aspectos metodológicos do mapeamento, Workshop Ferramenta GLOBIO, Rio de Janeiro, UFRGS Centro de Ecologia, 2009.

Como citar

CNCFlora. Lilaea scilloides in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Lilaea scilloides>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 27/09/2012 - 18:44:24