Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Masdevallia discoidea Luer & Würstle CR

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 24-05-2012

Criterio: B2ab(iii)

Avaliador: Miguel d'Avila de Moraes

Revisor: Tainan Messina

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG:

Especialista(s):


Justificativa

Masdevallia discoidea é endêmica do Brasil e ocorre exclusivamente no Estado do Espírito Santo. A espécie é conhecida de apenas uma localidade, situada nos limites da Estação Biológica de Santa Lúcia (EBSL), no município de Santa Teresa; foi identificada uma única situação de ameaça incidindo sobre a população de M. discoidea. A espécie tem distribuição restrita (AOO=8 km²) e está sujeita à incidência de ameaças diversas. A vegetação da EBSL apresenta estágios avançados de sucessão ecológica, com indícios de perturbações antrópicas e ocorrência de espécies invasoras em alguns locais. Nos anos mais secos, os incêndios podem ser frequentes, provocados por fazendeiros que moram no entorno da EBSL. Essas ameaças se agravam pelo fato de a EBSL ter uma fraca fiscalização. Dessa forma, a espécie está sujeita a declínio contínuo da qualidade de hábitat. Assim sendo, a espécie foi avaliada como ameaçada de extinção, sob a categoria "Criticamente em perigo" (CR).

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Masdevallia discoidea Luer & Würstle;

Família: Orchidaceae

Sinônimos:

  • > Alaticaulia discoidea ;

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Distribuição

Espécie endêmica do Espírito Santo (Barros et al., 2012), mais especificamente da Estação Biológica de Santa Lúcia, em Santa Teresa.

Ecologia

Orquídea encontrada na Mata Atlântica (Barros et al., 2012).

Ameaças

10.5 Fire
Incidência local
Detalhes Apesar de na prática ser uma unidade de conservação, a Estação Biológica de Santa Lúcia (EBSL, 440ha) não se enquadra no Sistema Nacional de Unidades de Conservação (não existe a categoria "Estação Biológica"). A vegetação da EBSL possui estádios avançados de sucessão ecológica, com indícios de perturbações antrópicas e espécies invasoras em alguns locais. Nos anos mais secos, os incêndios podem ser frequentes, provocados por fazendeiros que moram no entono da EBSL. Essas ameaças se agravam pelo fato da EBSL possuir uma fraca fiscalização (Mendes; Padovan, 2000).

Ações de conservação

1.2.1.1 International level
Situação: on going
Observações: Consta no apêndice II da CITES: http://www.cites.org/eng/app/appendices.php; acesso em 18/05/2012

1.2.1.3 Sub-national level
Situação: on going
Observações: "Criticamente em perigo" (CR), segundo a Lista vermelha da flora do Espírito Santo(Simonelli; Fraga, 2007).

1.2.1.2 National level
Situação: on going
Observações: "Deficiente de dados" (DD), segundo a Lista vermelha da flora do Brasil (MMA, 2008), anexo 2.

4.4 Protected areas
Situação: on going
Observações: Encontrada na Estação Biológica de Santa Lúcia (CNCFlora, 2012).

Usos

Referências

- Base de Dados do Centro Nacional da Conservação da Flora (CNCFlora). Disponivel em: <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/>. Acesso em: 2012.

- BARROS, F. DE, VINHOS, F., RODRIGUES, V.T., BARBERENA, F.F.V.A., FRAGA, C.N., PESSOA, E.M. Orchidaceae in Lista de Espécies da Flora do Brasil, Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

- SIMONELLI, M.; FRAGA, C. N. (ORG.). Espécies da Flora Ameaçadas de Extinção no Estado do Espírito Santo, Vitória, ES, p.144, 2007.

- MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Instrução Normativa n. 6, de 23 de setembro de 2008. Espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção e com deficiência de dados, Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 24 set. 2008. Seção 1, p.75-83, 2008.

- MENDES, S. L.; PADOVAN, M. P. A Estação Biológica de Santa Lúcia, Santa Teresa, Espírito Santo. Boletim do Museu de Biologia Mello Leitão, n. 11/12, p. 7-34, 2000.

Como citar

CNCFlora. Masdevallia discoidea in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Masdevallia discoidea>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 24/05/2012 - 15:17:46