Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Neoregelia compacta (Mez) L.B.Sm. NT

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 31-01-2012

Criterio:

Avaliador: Miguel d'Avila de Moraes

Revisor: Tainan Messina

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG:

Especialista(s):


Justificativa

Neoregelia compacta é endêmica do Brasil e ocorre nos Estados do Rio de Janeiro e Espirito Santo. A espécie possui EOO de 28.379,88 km² e está sujeita a declínio contínuo da qualidade de habitat e do número de indivíduos maduros, já que possui valor ornamental e é coletada para fins ornamentais.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Neoregelia compacta (Mez) L.B.Sm.;

Família: Bromeliaceae

Sinônimos:

  • > Aregelia compacta ;
  • > Nidularium compactum ;

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

Folhas formando uma densa roseta, com as folhas internas desta avermelhadas durante período fértil. Flores com pétalas vermelho-paleáceas (Martinelli, 1994). Possui afinidades com N. macwilliansii L.B. Sm., mas podem ser diferenciadas pela ornamentação das folhas mais internas de N. compacta na época de floração e pelo tamanho das sépalas (Smith ; Downs 1979). Tanto na descrição da espécie quanto nas descrições das coleções, as diferenças morfológicas entre esses dois táxons não é muito clara (Moura, 2002).

Distribuição

A espécie é endêmica do Brasil, ocorrendo exclusivamente nos Estados do Rio de Janeiro e Espirito Santo (Forzza et al., 2012). N. compacta ocorre nos Corredores de Biodiversidade da Serra do Mar e Central da Mata Atlântica (Martinelli et al. 2008).

Ecologia

Planta herbácea, terrícola, saxícola ou rupícola; ocorre em Restingas e Florestas Ombrófilas Densas , afloramentos rochosos próximos ao mar e florestas úmidas de baixada associadas a Mata Atlântica. (Martinelli, 1994; Moura, 2002; Stehmann et al., 2009).

Ameaças

1.3 Extraction
Incidência national
Severidade very high
Detalhes Leme (1993) atenta para o fato desta espécie ser extremamente ornamental e por isso, tem sido intensivamente extraída da natureza.

Ações de conservação

1.2.1.3 Sub-national level
Situação: on going
Observações: A espécie foi considerada "Vulnerável" (VU) em avaliação de risco de extinção da flora do Espirito Santo (Simonelli; Fraga, 2007).

1.2.1.2 National level
Situação: on going
Observações: Consta no Anexo II da Instrução Normativa nº 6, de 23 de setembro de 2008, considerada "Deficiente de Dados" (DD) (MMA, 2008).

Referências

- FORZZA, R.C. ET AL. Bromeliaceae. In: Lista de Espécies da Flora do Brasil. Disponivel em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2012/FB000066>.

- LEME, E.M. Comunicação do especialista Elton M. Leme, especialista na família Bromeliaceae, para o analista de dados Eduardo Fernandez, Pesquisador do CNCFlora.

- MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Instrução Normativa n. 6, de 23 de setembro de 2008. Espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção e com deficiência de dados, Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 24 set. 2008. Seção 1, p.75-83, 2008.

- SIMONELLI, M.; FRAGA, C. N. Espécies da Flora Ameaçadas de Extinção no Estado do Espírito Santo. Vitória, ES: IPEMA, 2007. 144 p.

Como citar

CNCFlora. Neoregelia compacta in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Neoregelia compacta>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 31/01/2012 - 16:09:01