Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Quesnelia augusto-coburgii Wawra NT

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 06-02-2012

Criterio:

Avaliador: Miguel d'Avila de Moraes

Revisor: Tainan Messina

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG:

Especialista(s):


Justificativa

Apesar da espécie apresentar distribuição ampla (EOO=75.282,44 km²) quase todos os registros de ocorrência estão restritos a remanescentes de Mata Atlântica na Serra da Mantiqueira, nos Estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro. Além disso, a única coleta realizada no Estado Paraná foi realizada em 1908. Esta coleta tem grande influência sobre o valor de extensão de ocorrência. Portanto, é imprescindível a verificação da existência desta subpopulação. Em caso de extinção local neste Estado, a espécie será classificada como "Vulnerável" (VU). Portanto, consideramos a espécie como "Quase ameaçada" (NT) e apontamos a necessidade de estudos populacionais para verificar sua ocorrência no Sul do Brasil.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Quesnelia augusto-coburgii Wawra;

Família: Bromeliaceae

Sinônimos:

  • > Quesnelia augusto-coburgi ;

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

Caracteriza-se pelo número reduzido de folhas, inflorescência simples, decurvada e escapo longo com muitas flores laxamente dispostas. O hábito é similar ao de Q. indecora, diferindo-se pela inflorescência maior, flores laxas e sépalas maiores.

Distribuição

A espécie é endêmica dos Estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro. Sua ocorrência em Minas Gerais dá-se em fragmentos de mata atlântica principalmente na Serra da Mantiqueira (Versieux, 2005). Segundo (Vieira, 1999), Q. augusto-coburgii apresenta distribuição restrita e fragmentada, ocorrendo nas encostas das Serras do Mar e da Mantiqueira.

Ecologia

Espécie epífita ou rupícola, floresce entre os meses de abril e julho e frutifica entre os meses de julho e dezembro (Versieux; Wendt, 2006).

Ameaças

1.7 Fire
Incidência local
Severidade high
Detalhes Apesar de ocorrer em ambientes serranos abrangidos pela Área de Proteção Ambiental de Petrópolis, a sobrevivência local desta espécie não é garantida tendo em vista os incêndios periódicos e a crescente pressão antrópica na região (Vieira, 1999).

Ações de conservação

4.4.1 Identification of new protected areas
Situação: on going
Observações: Com distribuição restrita e fragmentada, cabe destacar a importância da ocorrência de Q. augusto-coburgii em unidades de conservação (SNUC), entre as quais destaca-se o Parque Nacional de Itatiaia. Esta unidade poderá representar futuramente a última oportunidade de sobrevivência desta planta em seu ambiente natural. (Vieira, 1999)

1.2.1.3 Sub-national level
Situação: on going
Observações: A espécie consta na lista de Espécies Ameaçadas de Extinção de Minas Gerais (COPAM-MG, 1997) como "Em Perigo" (EN).

4.4 Protected areas
Situação: on going
Observações: A espécie ocorre nas unidades de conservação (SNUC) do Parque Nacional da Serra do Itajaí, Estação Biológica de Santa Lúcia, Parque Estadual do Forno Grande, Reserva Florestal da CVRD, Parque Nacional da Serra do Cipó, Parque Nacional da Serra da Canastra, Estação Ecológica Estadual da Mata do Cedro, Parque Estadual do Guartelá, Reserva Biológica Augusto Ruschi, RPPN Caraguatá, Parque Estadual Mata dos Godoy, Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, Parque Estadual da Pedra Azul, RPPN Garabu, Estação Ecológica de Caiuá, APA das Onças, RPPN Serra do Teimoso, Parque Estadual de Vila Velha, Estação Ecológica Juréia-Itatins, P.E.Jacupiranga, Estação Ecológica de Paranapanema, Parque Estadual Ilha do Cardoso, Reserva Biológica de Boracéia, P.E. Furnas do Bom Jesus, Estação Ecológica Ilha do Mel, Parque Estadual Floresta do Palmito, Parque Nacional do Iguaçu, APA da Pedra do Elefante, Parque Estadual Paulo César Vinha, Floresta Nacional de Passa Quatro, REBIO Serra Negra, Parque Estadual Carlos Botelho, Parque Estadual da Serra do Mar, Parque Municipal da Grota Funda, Reserva Biológica de Sooretama, Parque Estadual Intervales, Parque Estadual do Ibitipoca, Estação Ecológica Raso da Catarina (CNCFlora, 2011). Ocorre também na Reserva Ecológica Rio das Pedras (Vidal, 1995).

4.3 Corridors
Situação: on going
Observações: A espécie ocorre no Corredor da Serra do Mar de Biodiversidade da Mata Atlântica (Martinelli et al. 2008)

Referências

- FORZZA, R. C.; COSTA, A.; SIQUEIRA FILHO, J. A. ET AL. Quesnelia in in Lista de Espécies da Flora do Brasil, Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponivel em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2010/FB006335>. Acesso em: 15 de Março de 2011.

- CONSELHO ESTADUAL DE POLÍTICA AMBIENTAL, MINAS GERAIS. Deliberação COPAM n. 85, de 21 de outubro de 1997. Aprova a lista das espécies ameaçadas de extinção da flora do Estado de Minas Gerais, Diário Oficial do Estado de Minas Gerais, Diário do Executivo, Belo Horizonte, MG, 30 out. 1997, 1997.

- CONSELHO ESTADUAL DE POLÍTICA AMBIENTAL, MINAS GERAIS. Deliberação COPAM n. 85, de 21 de outubro de 1997. Aprova a lista das espécies ameaçadas de extinção da flora do Estado de Minas Gerais, Diário Oficial do Estado de Minas Gerais, Diário do Executivo, Belo Horizonte, MG, 30 out. 1997, 1997.

- SIMONELLI, M.; FRAGA, C. N. Espécies da Flora Ameaçadas de Extinção no Estado do Espírito Santo. Vitória, ES: IPEMA, 2007. 144 p.

Como citar

CNCFlora. Quesnelia augusto-coburgii in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Quesnelia augusto-coburgii>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 06/02/2012 - 17:38:00