Data: 05-03-2012
Criterio: B1ab(iii)+2ab(iii)
Avaliador:
Revisor: Miguel d'Avila de Moraes
Analista(s) de Dados: CNCFlora
Analista(s) SIG: Marcelo
Especialista(s):
Justificativa
Espécie rara, com distribuição limitada e restrição de habitat. Foi descrita em 2000 e tem sido coletada na última década, entretanto não há informações sobre números de indivíduos. São arbustos pequenos e por essa razão é provável que seu ciclo de vida seja relativamente curto, de menos de uma década. Tem EOO de 148 km² e AOO de 12 km² e está sujeita a duas situações de ameaça, os municípios de Itararé e Apiaí (SP). Está ameaçada pela perda de habitat dos campos naturais, que têm sido degradados há décadas e, nos últimos 20 anos, vêm passando por significativa mudança de uso da terra na porção sul de Itararé, com substituição da pecuária extensiva pelo florestamento com eucalipto, com áreas de campo ainda preservadas em somente 18% da região. Suspeita-se um declínio populacional por ser planta rara e sujeita a eventos estocásticos como problemas resultantes da perda de variabilidade genética, endogamia e deriva genética; flutuações demográficas, em função de variações ao acaso, nas taxas de nascimento e mortalidade e flutuações ambientais devido às variações de ação predatória, competição, incidência de doenças, assim como catástrofes naturais com frequência irregular.
Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.
Nome válido: Galianthe souzae E.L.Cabral & Bacigalupo;
Família: Rubiaceae
Espécie descrita em Bol. Soc. Argent. Bot.34: 153-154. 2000.
Espécie endêmica dos campos da região de Itararé, no estado de São Paulo (Cabral; Salas, 2012; Scaramuzza, 2006).
Caracteriza-se por arbustos, de 50-80 cm de altura; floresce e frutifica de Outubro a Julho (Cabral, 2009).Espécie ocorre em campos de altitude, campos graminosos de solos com afloramentos rochosos (Cabral, 2009; CNCFlora, 2011).
1 Habitat Loss/Degradation (human induced)
Detalhes
O Cerrado paulista, ocupava no início do século XIX,cerca de 18,2% da superfície do estado. Atualmente estárepresentado por fragmentos da cobertura original no interior, constituindoáreas disjuntas. Menos de 10% desses fragmentos encontram-se protegidos naforma de unidades de conservação estaduais (Klein, 2002).
1.2.1.3 Sub-national level
Situação: on going
Observações: Presumivelmente "Extinta" (EX) pela Lista Vermelha da Flora de São Paulo (SMA-SP, 2004).
1.2.1.2 National level
Situação: on going
Observações: A espécie consta no Anexo I da Instrução Normativa nº 6, de 23 de Setembro de 2008 (MMA, 2008) sendo considerada oficialmente ameaçada de extinção. Foi considerada "Criticamente em perigo" (CR) em avaliação de risco de extinção empreendida pela Fundação Biodiversitas (Biodiversitas, 2005)
- SCARAMUZZA, C.A.M. Flora e ecologia dos campos de Itararé, São Paulo, Brasil. Doutorado. : Universidade de São Paulo (Instituto de Biociências), 2006.
- CABRAL, E.L.; MACIAS, L.; DI MAIO, F.R. ET AL. Rubiaceae. In: GIULIETTI, A.M.; RAPINI, A.; ANDRADE, M.J.G. ET AL. Plantas Raras do Brasil. Belo Horizonte: Conservação Internacional, p.351-357, 2009.
- KLEIN, A.L. Eugen Warming e o cerrado brasileiro: um século depois. Bauru: UNESP, 2002.
- CABRAL, E.; SALAS, R. Galianthe in Lista de Espécies da Flora do Brasil. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponivel em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2012/FB014018>.
- MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Instrução Normativa n. 6, de 23 de setembro de 2008. Espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção e com deficiência de dados, Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 24 set. 2008. Seção 1, p.75-83, 2008.
- FUNDAÇÃO BIODIVERSITAS. Revisão da lista da flora brasileira ameaçada de extinção. Belo Horizonte, MG: FUNDAÇÃO BIODIVERSITAS PARA A CONSERVAÇÃO DA NATUREZA, 2005.
- SMA-SP. Lista oficial das espécies da flora do Estado de São Paulo ameaçadas de extinção, Diário Oficial do Estado de São Paulo, São Paulo, SP, 2004.
- Banco de Dados do Centro Nacional de Conservação da Flora (CNCFlora). Disponivel em: <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/>. Acesso em: 2011.
CNCFlora. Galianthe souzae in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora.
Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Galianthe souzae
>. Acesso em .
Última edição por CNCFlora em 05/03/2012 - 19:07:29