Portal do Governo Brasileiro

Apresentação

O Centro Nacional de Conservação da Flora (CNCFlora) é referência nacional em geração, coordenação e difusão de informação sobre biodiversidade e conservação da flora brasileira ameaçada de extinção.

Espécies da Flora

46223

Avaliadas

6046

Ameaçadas*

2953

Planos de Ação

332

*O número aqui apresentado é resultado do processo contínuo de avaliação de risco de extinção da Flora feito pelo CNCFlora em parceria com uma rede de especialistas. Porém, o número oficial de espécies ameaçadas é 2.113 que estão contempladas na "Lista Nacional Oficial de Espécies da Flora Ameaçadas de Extinção" (Portaria 443/2014).

Destaques

Plano de Ação Nacional para a conservação da flora ameaçada de extinção da Serra do Espinhaço Meridional

O Plano de Ação Nacional para a conservação da flora ameaçada de extinção da Serra do Espinhaço Meridional contém uma série de ações elaboradas para mitigar as ameaças que incidem neste território do estado de Minas Gerais. Na Serra do Espinhaço Meridional ocorrem 256 espécies da flora ameaçada. Nesta publicação há informações sobre aspectos ambientais, socioeconômicos e histórico-culturais desse território alvo, bem como informações complementares sobre cada espécie Criticamente em perigo e com Dados insuficientes, disponíveis no Anexo.

Plano de Ação Nacional para a conservação da flora ameaçada de extinção da região de Grão Mogol - Francisco Sá

O Plano de Ação Nacional para a conservação da flora ameaçada de extinção da região de Grão Mogol-Francisco Sá contém uma série de ações elaboradas para mitigar as ameaças que incidem neste território do Norte de Minas Gerais. Lá ocorrem 74 espécies da flora ameaçada. Este plano de ação apresenta informações sobre aspectos ambientais, socioeconômicos e histórico-culturais desse território, bem como informações complementares sobre cada espécie Criticamente em perigo e com Dados insuficientes, disponíveis no Anexo.

Flora ameaçada do Cerrado Mineiro - Guia de Campo

Flora ameaçada do Cerrado mineiro - guia de campo traz informações redigidas em uma linguagem acessível para um público amplo, não especialista em botânica, visando aumentar o conhecimento sobre 82 espécies (64 Criticamente em perigo de extinção e 18 com Dados insuficientes) do Cerrado de Minas Gerais. O Guia de campo também auxilia a implementação de ações de conservação recomendadas nos Planos de Ação Nacional - PANs.

Livro Vermelho da Flora do Brasil - Plantas Raras do Cerrado

Apesar da profusão dos conceitos de raridade e das diferentes definições, é consenso que espécies raras podem apresentar uma alta vulnerabilidade e, portanto, devem ser priorizadas em medidas de conservação. O Cerrado é atualmente considerado uma das áreas críticas para conservação e a perda de hábitat nesse bioma vem alcançando índices alarmantes.

Áreas prioritárias para conservação e uso sustentável da flora brasileira ameçada de extinção

O livro “Áreas Prioritárias para Conservação e Uso Sustentável da Flora Brasileira Ameaçada de Extinção” é um importante instrumento para elaboração de políticas públicas, pois indica as localidades no território nacional onde ações para reduzir o risco de extinção de espécies da flora brasileira podem ser mais efetivas, visando alcançar a Meta 11 do Plano Estratégico para a Conservação da Biodiversidade de Aichi (CDB) até 2020.

PAN Faveiro de Wilson

O Plano de Ação Nacional do faveiro-de-wilson (Dimorphandra wilsonii Rizzini), espécie Criticamente em perigo (CR) e endêmica de Minas Gerais, contém a melhor informação disponível sobre a espécie, além do planejamento com as ações necessárias para sua conservação.

Notícias

Carregando...