Portal do Governo Brasileiro

Livros

PLANO DE AÇÃO NACIONAL PARA A CONSERVAÇÃO DA FLORA AMEAÇADA DE EXTINÇÃO DA SERRA DO ESPINHACO MERIDIONAL

O Plano de Ação Nacional para a conservação da flora ameaçada de extinção da Serra do Espinhaço Meridional contém uma série de ações elaboradas para mitigar as ameaças que incidem neste território do estado de Minas Gerais. Na Serra do Espinhaço Meridional ocorrem 256 espécies da flora ameaçada. Nesta publicação há informações sobre aspectos ambientais, socioeconômicos e histórico-culturais desse território alvo, bem como informações complementares sobre cada espécie Criticamente em perigo e com Dados insuficientes, disponíveis no Anexo.

PLANO DE AÇÃO NACIONAL PARA A CONSERVAÇÃO DA FLORA AMEAÇADA DE EXTINÇÃO DA REGIÃO DE GRÃO MOGOL - FRANCISCO SÁ

O Plano de Ação Nacional para a conservação da flora ameaçada de extinção da região de Grão Mogol-Francisco Sá contém uma série de ações elaboradas para mitigar as ameaças que incidem neste território do Norte de Minas Gerais. Lá ocorrem 74 espécies da flora ameaçada. Este plano de ação apresenta informações sobre aspectos ambientais, socioeconômicos e histórico-culturais desse território, bem como informações complementares sobre cada espécie Criticamente em perigo e com Dados insuficientes, disponíveis no Anexo.

FLORA AMEAÇADA DO CERRADO MINEIRO - GUIA DE CAMPO

Flora ameaçada do Cerrado mineiro - guia de campo traz informações redigidas em uma linguagem acessível para um público amplo, não especialista em botânica, visando aumentar o conhecimento sobre 82 espécies (64 Criticamente em perigo de extinção e 18 com Dados insuficientes) do Cerrado de Minas Gerais. O Guia de campo também auxilia a implementação de ações de conservação recomendadas nos Planos de Ação Nacional - PANs.

LIVRO VERMELHO - PLANTAS RARAS DO CERRADO

Apesar da profusão dos conceitos de raridade e das diferentes definições, é consenso que espécies raras podem apresentar uma alta vulnerabilidade e, portanto, devem ser priorizadas em medidas de conservação. O Cerrado é atualmente considerado uma das áreas críticas para conservação e a perda de hábitat nesse bioma vem alcançando índices alarmantes. Frente aos desafios de conservar espécies ameaçadas em função da destruição paulatina dos seus hábitats, o objetivo do Livro Vermelho da flora do Brasil – Plantas raras do Cerrado foi avaliar o risco de extinção de espécies consideradas raras segundo o conceito de raridade de Giulietti et al. (2009) e com ocorrência e/ou endêmicas do Cerrado. Assim, a partir da avaliação do risco de extinção das plantas raras do Cerrado pretende-se subsidiar estratégias para o direcionamento de esforços conservacionistas voltados as espécies mais suscetíveis à extinção iminente.

Áreas prioritárias para conservação e uso sustentável da flora Brasileira ameaçada de extinção

O principal produto do projeto até o momento é o livro Áreas prioritárias para conservação e uso sustentável da flora brasileira ameaçada de extinção. Esse documento apresenta os mapas das áreas prioritárias para conservação e uso sustentável da flora brasileira ameaçada de extinção para cada bioma e para todo o território nacional. A publicação tem caráter oficial e irá direcionar políticas públicas para a conservação de 2.107 espécies ameaçadas, em nível federal e estadual, munindo tomadores de decisão com informações técnicas de alta qualidade e precisão. É a primeira vez que o Brasil tem um mapa de áreas prioritárias para a conservação de plantas, portanto, as oportunidades são enormes.

PAN Faveiro de Wilson

O Plano de Ação Nacional do faveiro-de-wilson (Dimorphandra wilsonii Rizzini), espécie Criticamente em perigo (CR) e endêmica de Minas Gerais, contém a melhor informação disponível sobre a espécie, além do planejamento com as ações necessárias para sua conservação.

LIVRO VERMELHO DA FLORA DO BRASIL

O CNCFlora lançou o primeiro "Livro Vermelho da Flora do Brasil". A publicação científica reúne avaliações sobre o risco de extinção de espécies de plantas no país e representa uma contribuição da comunidade científica para a atualização da “Lista Oficial de Espécies da Flora Brasileira Ameaçadas de Extinção”, que está a cargo do Ministério do Meio Ambiente.

Errata 17/02/2014 Errata 31/03/2014