Portal do Governo Brasileiro

Equipe

Gustavo Martinelli

Coordenador geral

É biólogo, doutor pela Faculdade de Ciências da University of St. Andrews (1994). É pesquisador titular do Instituto de Pesquisa Jardim Botânico do Rio de Janeiro, coordenador geral do CNCFlora e do Núcleo Inventário Florístico em Áreas Prioritárias. Ele também é docente credenciado da Escola Nacional de Botânica Tropical – ENBT/JBRJ e da Open University, UK; nomeado como Ponto Focal do Brasil junto à Estratégia Global para Conservação de Plantas – GSPC/CDB; chair do Brazilian Plant Red List Authority da IUCN e membro do Conselho de Administração da Fundação SOS Mata Atlântica. Sua experiência e interesses profissionais estão relacionados a conservação e a área de botânica, com ênfase em taxonomia e sistemática de Bromeliaceae, em biodiversidade de montanhas, em Mata Atlântica, em inventários e coordenação de expedições científicas.

Currículo lattes
Email: gmartine@cncflora.net

Maria Lúcia Moreira Nova da Costa

Coordenadora substituta / Coord. do núcleo Conservação Ex-Situ

É engenheira florestal, doutora em Botânica pela Escola Nacional de Botânica Tropical - ENBT (2014). É servidora na função de Tecnologista Senior III do Instituto de Pesquisa Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Sua experiência e interesses profissionais estão relacionados a conservação, ao fortalecimento de jardins botânicos e a espécies ameaçadas. No CNCFlora desempenha a função de coordenadora substituta e coordenadora do Núcleo Conservação Ex Situ, onde participa dos processos de elaboração de estratégias de conservação para a flora ameaçada de extinção, de organização de livros, redação de artigos científicos e documentos técnicos. Maria Lúcia adora viajar, reunir amigos, dançar, fazer artesanato, programas ao ar livre e um monte de outras coisas!


Currículo lattes
Email: lucianova@gmail.com

Eline Martins

Coordenadora técnico-científica

É bióloga, doutora em Botânica (Conservação da Natureza) pela Escola Nacional de Botânica Tropical - ENBT (2013). Sua experiência e interesses profissionais estão relacionados a conservação de espécies, com enfoque no desenvolvimento de estratégias de conservação para espécies ameaçadas de extinção e em genética da conservação. No CNCFlora desempenha a função de coordenadora técnico-científica e participa de todos os processos envolvidos na elaboração de projetos e de estratégias de conservação para a flora ameaçada de extinção, da organização de eventos e de livros, da redação de artigos científicos e de documentos técnicos ou de divulgação científica. Eline adora o contato com a natureza, ir à praia, praticar Yoga, andar de bicicleta, viajar e aproveitar a companhia dos afilhados!


Currículo lattes
Email: eline@cncflora.net

Eduardo Dalcin

Coordenador do núcleo Sistemas

É biólogo, doutor em Informática na Biodiversidade pela University of Southampton (2005). É membro do comitê técnico-científico do Sistema de Informação sobre a Biodiversidade Brasileira (SiBBr) do MCTI; do Grupo Técnico da Flora do Mundo Online, meta da GSPC para 2020; do “Informal Advisory Committee” do “Clearing-House Mechanism” da CBD; do Comitê Executivo da iniciativa “Biodiversity Standards” (TDWG) e ainda do “GBIF Task Force on Accelerating the Discovery of Bio-collections Data”. Participa do Intergovernmental Science-Policy Platform on Biodiversity and Ecosystem Services (IPBES) como membro o “Task Force on Knowledge and Data”; e representa o JBRJ junto ao PainelBio. Sua experiência e interesses profissionais estão relacionados com: gestão de informação em biodiversidade, governança de dados em biodiversidade, bancos de dados taxonômicos; e qualidade, análise e visualização de dados sobre biodiversidade.

Currículo lattes
Email: edalcin@jbrj.org

Nina Pougy

Coordenadora do núcleo Planejamento de Ações

É bióloga (bacharel em Ecologia), mestranda em Práticas em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ. Sua experiência e interesses profissionais concentram-se na área de conservação da biodiversidade, com ênfase no desenvolvimento de estratégias para a conservação de plantas, planejamento espacial e geoprocessamento aplicado à biologia da conservação e planejamento participativo para a gestão socioambiental. No CNCFlora desempenha a função de coordenadora do Núcleo Planejamento de Ações e participa de todos os processos envolvidos na elaboração de projetos e de estratégias de conservação para a flora ameaçada de extinção, da organização de eventos e de livros, da redação de artigos científicos e de documentos técnicos ou de divulgação científica. Também participa de expedições à campo para coletar material botânico, identificar e registrar as ameaças incidentes sobre a flora e organiza oficinas participativas para definir estratégia de conservação. Nina adora viajar, fazer programas ao ar livre, ir à praia, praticar Yoga, tomar banho de cachoeira e sair com os amigos!

Currículo lattes
Email: nina@cncflora.net

Rafael Loyola

Coordenador do núcleo Planejamento Espacial para Conservação

É biólogo, doutor em Ecologia pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2008). Com mais de 100 publicações científicas, é bolsista de Produtividade em Pesquisa nível 1D do CNPq e professor do Departamento de Ecologia da Universidade Federal de Goiás - UFG. Ele também coordena o Laboratório de Biogeografia da Conservação (CB-Lab/UFG), o Núcleo Planejamento Espacial para Conservação do CNCFlora e a subrede de Biodiversidade e Ecossistemas da Rede CLIMA (MCTi). Sua experiência e interesses profissionais estão relacionados ao planejamento sistemático para a conservação da natureza e ao suporte à tomada de decisão e elaboração de políticas públicas ambientais. Rafael gosta de cozinhar, meditar e ir ao trabalho de bike!

Currículo lattes
Email: loyola@ufg.br

Rodrigo Amaro

Coordenador do núcleo Lista Vermelha

É biólogo, mestre em Ciência Ambiental pela Universidade Federal Fluminense - UFF (2012). Sua experiência está relacionada a temas interdisciplinares, como gestão ambiental, planejamento socioambiental, educação e recuperação ambiental, conservação de espécies ameaçadas e botânica. No CNCFlora desempenha a função de coordenador do Núcleo Lista Vermelha e participa de todos os processos envolvidos na análise de dados e avaliação de risco de extinção da flora brasileira, da elaboração de projetos para a conservação da flora ameaçada de extinção, da organização de livros, da redação de artigos científicos e de documentos técnicos ou de divulgação científica. Rodrigo é ciclista, professor de Yoga e meditação e adora a culinária vegetariana!


Currículo lattes
Email: rodrigo@cncflora.net

Bruno Ribeiro

É biólogo, mestre em Ecologia e Evolução pela Universidade Federal de Goiás - UFG (2016). Sua experiência está relacionada com a avaliação da vulnerabilidade de espécies às mudanças climáticas e prioridades para conservação, com foco na Amazônia brasileira. No CNCFlora é analista do Núcleo Planejamento Espacial para Conservação ⎼ sob a coordenação do Prof. Rafael Loyola, diretor do Laboratório de Biogeografia da Conservação (CB-Lab/UFG) ⎼ onde participa de todos os processos envolvidos nas análises de paisagem e priorização espacial para a conservação da flora ameaçada de extinção, da redação de artigos científicos e de documentos técnicos ou de divulgação científica. Bruno gosta de literatura, meditação, estar com sua família e amigos, tocar uma boa música com seu violão e mantém a identificação de plantas como um passatempo!

Currículo lattes
Email: bruno.ribeiro@cncflora.net

Caio Baez Gomes

É biólogo, formado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC/Rio (2015). Sua experiência concentra-se na área de botânica, com ênfase em inventários florísticos e fitossociológicos da flora de campos de altitude e de florestas altomontanas do estado do Rio de Janeiro. No CNCFlora divide a sua função de analista entre os Núcleos Lista Vermelha e Inventário Florístico em Áreas Prioritárias, participando de todos os processos envolvidos na análise de dados e avaliação de risco de extinção da flora brasileira, da redação de artigos científicos e de documentos técnicos ou de divulgação científica. Ele ainda é responsável por organizar e planejar as expedições à campo e pela coleta e determinação do material botânico. Caio adora fazer trilhas, subir montanhas, andar de bicicleta e mergulhar!


Currículo lattes
Email: caiobg@cncflora.net

Daniel Maurenza

É biólogo, mestre em Ecologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA (2007). Sua experiência concentra-se na área de botânica e ecologia, com ênfase em conservação e em ecofisiologia, estresse fisiológico, germinação e estabelecimento de plântulas. No CNCFlora divide a sua função de analista entre os Núcleos Planejamento de Ações e Conservação Ex Situ, participando de todos os processos envolvidos na elaboração de estratégias de conservação para a flora ameaçada de extinção, da organização de livros, da redação de artigos científicos e de documentos técnicos ou de divulgação científica. Ele ainda é responsável por organizar e planejar as expedições à campo. Daniel adora fazer trilhas e tomar cerveja com os amigos!


Currículo lattes
Email: dmaurenza@cncflora.net

Diogo Silva

É graduando em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Universidade Estácio de Sá. Sua experiência está relacionada ao desenvolvimento de portais e aplicações para internet e servidores, a análise e modelagem de sistemas e processos, utilizando tecnologias e ferramentas de código livre (opensource). No CNCFlora desempenha a função de analista do Núcleo Sistemas, onde é responsável pela criação e desenvolvimento do portal CNCFlora, desenvolvimento de sistemas, informatização, implementação e gerenciamento de dados e infraestrutura de tecnologia.




Email: diogo@cncflora.net

Eduardo Fernandez

É biólogo, mestre em Diversidade e Conservação de Plantas pela University of Reading, UK (2016). Sua experiência concentra-se nas áreas de botânica, ecologia da paisagem e fitogeografia, além de especialização em genética aplicada à conservação. Ainda, possui interesse em temas como biodiversidade de ecossistemas de montanhas tropicais e história evolutiva de vegetação campestre no neotrópico. No CNCFlora, desde 2010, desempenhava a função de analista do Núcleo Lista Vermelha e participava da organização e execução de expedições científicas à áreas prioritárias. Atualmente, é analista dos Núcleos Planejamento de Ações e Inventário Florístico em Áreas Prioritárias, onde participa de todos os processos envolvidos na elaboração de estratégias de conservação para a flora ameaçada de extinção, da redação de artigos científicos e de documentos técnicos ou de divulgação científica. Ele ainda é responsável pela coleta e determinação do material botânico durante as expedições ao campo. Eduardo é boleiro de carteirinha, montanhista por natureza e assíduo devorador de livros das mais diferentes temáticas, principalmente filosofia e história natural.
Currículo lattes
Email: efernandez@cncflora.jbrj.gov.br

Elsie Franklin Guimarães

É bióloga (formada em História Natural), doutora em Botânica pelo Museu Nacional - UFRJ (2002). Sua experiência concentra-se na área de botânica, com ênfase em taxonomia e sistemática de Piperaceae, Gentianaceae e Trigoniaceae e em estudos de floras. É docente credenciada da Escola Nacional de Botânica Tropical - ENBT/JBRJ e pesquisadora aposentada, atualmente voluntária, do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro. No CNCFlora desempenha a função de analista do Núcleo Inventário Florístico em Áreas Prioritárias, onde é responsável pela identificação das amostras botânicas coletadas durante as expedições à campo. Elsie gosta de identificar e elaborar chave de identificação de plantas, conhecer a flora brasileira, orientar alunos, receber a família e os amigos em casa, além de dançar e ir ao cinema, teatro e festas!

Currículo lattes
Email: eguimar@jbrj.gov.br

Fernanda Wimmer

É geógrafa formada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC/Rio (2010), com especialização em Gestão Ambiental pela COPPE/UFRJ (2011). Sua experiência concentra-se na área de sensoriamento remoto, processamento digital de imagem, geoprocessamento e prospecção de novas geotecnologias. No CNCFlora desempenha a função de analista do Núcleo Sistemas, participando da gestão da base de dados espaciais, da organização de dados e metadados espaciais, da aferição de precisão e do georreferenciamento dos registros de ocorrência, da elaboração de mapas e da realização de análises espaciais. Fernanda gosta de artes, viajar e beber com os amigos!


Currículo lattes
Email: fernanda@cncflora.net

Humberto Margon

É geógrafo, formado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio - PUC/Rio (2006), especialista em geoprocessamento e gestão de banco de dados geoespacias. No CNCFlora desempenha a função de analista do Núcleo Sistemas, participando da gestão da base de dados espaciais que subsidia os processos e análises dos demais Núcleos, da organização de dados e metadados espaciais, da aferição de precisão e do georreferenciamento dos registros de ocorrência, da elaboração de mapas e da prospecção de novas geotecnologias. Humberto ama viajar, aprecia uma boa comida e tem um especial interesse em cervejas artesanais!



Email: humberto@cncflora.net

Ícaro de Carvalho

É cientista da computação, formado pela Universidade Federal Fluminense - UFF (2016). Sua experiência está relacionada ao desenvolvimento web, mobile e em metodologias ágeis. Seu trabalho de conclusão de curso foi em computação gráfica e, atualmente, tem interesse em pesquisar modelos gráficos para visualização de informação/dados que possam atender inúmeras áreas de estudo, não apenas para informática. No CNCFlora desempenha a função de analista do Núcleo Sistemas, onde é responsável pela criação e desenvolvimento do portal CNCFlora; pelo desenvolvimento de sistemas, informatização, implementação e gerenciamento de dados e infraestrutura de tecnologia. Ícaro também é jogador de rugby e como todo programador, adora um bom café!


Email: icaro@cncflora.net

Júlio Perota

É publicitário, bacharel em Propaganda e Marketing pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC/Campinas, com Master of Business Administration (MBA) em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas. Sua experiência está relacionada ao gerenciamento de projetos, desde a concepção até a implementação com os mecanismos que estabelecem estruturas e indicadores para maior eficiência organizacional. No CNCFlora desempenha a sua função junto à coordenação geral, onde é responsável pelo gerenciamento de projetos (planejamento, implementação, monitoramento e controle das etapas) e de recursos do BID, pela elaboração dos relatórios de gestão, gestão de custos, cronograma e contratos, pela apresentação de documentos para auditorias, gestão e melhoria de processos (licitações e compras), pelo conflito de gestão e pela organização de eventos. Júlio adora ler e curtir momentos em família!

Email: julioperota@cncflora.net

Lucas Moraes

É biólogo (bacharel em Genética), mestrando em Genética pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Sua experiência concentra-se nas áreas de evolução molecular, filogenética, filogeografia, fotografia e edição de imagens. No CNCFlora desempenha a função de analista do Núcleo Lista Vermelha, participando de todos os processos envolvidos na análise de dados e avaliação de risco de extinção da flora brasileira, da redação de artigos científicos e de documentos técnicos ou de divulgação científica. Ele ainda é curador do banco de imagens e responsável pelos registros fotográficos durante as oficinas, reuniões e expedições à campo. Lucas adora fotografar, tomar cerveja e falar sobre os grandes mistérios da humanidade!


Currículo lattes
Email: lucasmoraes@cncflora.net

Marcio Verdi

É biólogo, mestre em Botânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2013). Sua experiência concentra-se na área de botânica e ecologia, com ênfase em modelagem ecológica e em inventários florísticos e florestais para a avaliação e conservação da biodiversidade. No CNCFlora é analista e coordenador substituto do Núcleo Planejamento de Ações, onde participa de todos os processos envolvidos na elaboração de estratégias de conservação para a flora ameaçada de extinção, da organização de livros, da redação de artigos científicos e de documentos técnicos ou de divulgação científica. Ele ainda é curador do banco de imagens e responsável pela coleta e determinação do material botânico durante as expedições à campo. Verdi adora coletar e fotografar plantas, andar de bicicleta, tomar chimarrão e cervejas artesanais!

Currículo lattes
Email: verdi@cncflora.net

Marta Moraes

É bióloga (bacharel em Ecologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (1985). Sua experiência concentra-se na área de botânica, com ênfase em taxonomia de Orchidaceae, na coordenação do orquidário, da coleção viva de orquídeas e da coleção em meio líquido do Herbário RB do Jardim Botânico do Rio de Janeiro. No CNCFlora desempenha a função de analista do Núcleo Lista Vermelha, participando de todos os processos envolvidos na análise de dados e avaliação de risco de extinção da flora brasileira, da redação de artigos científicos e de documentos técnicos ou de divulgação científica. Também participa de expedições à campo e é curadora do banco de imagens. Martinha adora cantar e andar no mato!


Currículo lattes
Email: marta@cncflora.net

Melissa Bocayuva

É bióloga, doutora em Botânica pela Universidade Federal de Viçosa - UFV (2012) com pós-doutorado pela mesma universidade. Sua experiência concentra-se na área de botânica e microbiologia, com ênfase em taxonomia, ecologia e conservação de Orchidaceae, biologia e fisiologia dos microrganismos. No CNCFlora desempenha a função de analista do Núcleo Planejamento de Ações, participando de todos os processos envolvidos na elaboração de estratégias de conservação para a flora ameaçada de extinção, da redação de artigos científicos e de documentos técnicos ou de divulgação científica. Também participa de expedições à campo para coletar material botânico, identificar e registrar as ameaças incidentes sobre a flora. Melissa adora viajar, conhecer parques, plantar e curtir a natureza!


Currículo lattes
Email: melissa@cncflora.net

Nathália Machado

É bióloga, doutora em Ecologia e Evolução pela Universidade Federal de Goiás - UFG (2014) e pós-doutoranda do Laboratório de Biogeografia da Conservação (CB-Lab/UFG). Sua experiência está relacionada com a área de priorização espacial para conservação da biodiversidade e avaliação risco de extinção. No CNCFlora é analista do Núcleo Planejamento Espacial para Conservação ⎼ sob a coordenação do Prof. Rafael Loyola, diretor do CB-Lab/UFG ⎼ onde participa de todos os processos envolvidos nas análises de priorização espacial para a conservação da flora ameaçada de extinção, da elaboração de estratégias de conservação, da organização de livros, da redação de artigos científicos e de documentos técnicos ou de divulgação científica. Nathália adora viajar, escalar e estar em contato com a natureza. É uma apaixonada pelo Cerrado!



Currículo lattes
Email: nathaliamachado@cncflora.net

Patrícia da Rosa

É bióloga, mestre em Botânica pela Escola Nacional de Botânica Tropical - ENBT (2015). Sua experiência concentra-se na área de botânica, com ênfase em taxonomia e sistemática de Melastomataceae, em florística de vegetação campestre do Pampa e da Mata Atlântica. No CNCFlora desempenha a função de analista do Núcleo Lista Vermelha, participando de todos os processos envolvidos na análise de dados e avaliação de risco de extinção da flora brasileira, da redação de artigos científicos e de documentos técnicos ou de divulgação científica. Ela ainda é responsável por organizar e planejar as visitas aos herbários, as expedições à campo e pela coleta e determinação do material botânico. Patrícia adora ouvir samba e música popular brasileira, praticar Yoga e natação, andar de bicicleta, viajar e ir à campo!


Currículo lattes
Email: patricia@cncflora.net

Raquel Negrão

É bióloga, doutora em Ciências (Ecologia e Recursos Naturais) pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (2014). Sua experiência concentra-se nas áreas de botânica e ecologia, com ênfase em ecologia de populações e comunidades, em efeito de transições artificiais e em conservação da biodiversidade. No CNCFlora é analista e coordenadora substituta do Núcleo Lista Vermelha, onde participa de todos os processos envolvidos na análise de dados e avaliação de risco de extinção da flora brasileira, da organização de livros, da redação de artigos científicos e de documentos técnicos ou de divulgação científica. Também participa de expedições à campo e é responsável pela avaliação de risco de extinção e por conduzir a análise de dados das espécies novas junto com os botânicos taxonomistas. Raquel é poeta (adora haicais), adora dias quentes e ensolarados, correr, ir à praia e falar da vida, de música, arte e política com os amigos!

Currículo lattes
Email: raquel@cncflora.net

Tamar Bajgielman

É bióloga, doutora em Antropologia pela University of Kent (2005) com pós-doutorado pelo Museu Nacional - UFRJ. Sua experiência e interesses profissionais estão relacionados a área de antropologia ambiental, com ênfase em ecologia política, etnoecologia, conservação e manejo de recursos naturais, pesca artesanal, agricultura, propriedade coletiva e acesso a recursos produtivos. No CNCFlora é pesquisadora colaboradora do Núcleo Conservação Ex Situ, onde participa dos processos de elaboração de estratégias de conservação para a flora ameaçada de extinção, de organização de livros, redação de artigos científicos e documentos técnicos. Tamar adora ler, meditar, fazer cerâmica e estar em contato com plantas e bichos silvestres!


Email: tamar.rio@gmail.com

Thalis Pereira

Integra o Núcleo Inventário Florístico em Áreas Prioritárias, onde é responsável pela secagem, montagem, processamento e inclusão das amostras botânicas coletadas em expedições à campo no acervo institucional. Ele também é responsável pela logística e organização dos equipamentos necessários para o acesso às áreas focais do projeto Inventários em Áreas Prioritárias e para a realização das demais expedições à campo. Também participa das expedições à campo. Thalis adora ir à campo, à praia surfar, ao teatro, fazer trilhas e assistir novelas!


Email: thalis@cncflora.net