Portal do Governo Brasileiro

Núcleos

Lista Vermelha

Dentre as atribuições do CNCFlora está a de avaliar o risco de extinção de espécies da flora do Brasil, até o ano de 2020, para atender a meta 2 da “Estratégia Global de Conservação de Plantas”. Listas vermelhas constituem uma ferramenta importante para a priorização de investimentos na conservação de espécies e também demandam muitos recursos para sua construção e atualização.

Planejamento de Ações

O planejamento de ações para a conservação da flora é a etapa seguinte à avaliação do risco de extinção das espécies. Após a elaboração de uma lista de espécies ameaçadas, torna-se necessário o planejamento e a implementação de ações que visem a retirada das espécies da lista.

Planejamento Espacial para Conservação

O Núcleo Planejamento Espacial para Conservação tem um papel central na definição de áreas prioritárias tanto em âmbito nacional, quanto regionalmente. A equipe do núcleo é responsável pela definição das áreas prioritárias para conservação e uso sustentável da flora ameaçada do Brasil, assim como pela execução de todas as análises espaciais e definição de prioridades para o planejamento de ações nos Planos de Ação Nacional (PANs) elaborados pelo CNCFlora.

Ex-situ

O Projeto Ex Situ é dedicado às plantas ameaçadas da flora brasileira e atua a partir de duas linhas de ação conexas: o aprimoramento e a ampliação das coleções ex situ de espécies ameaçadas e a integração das ações ex situ aos esforços de conservação integrada. Na primeira linha, o foco é em fortalecer as coleções e as instituições que as mantêm. A segunda linha de ação visa a otimização do uso dos recursos e das coleções ex situ para a conservação in situ. O objetivo fundamental do projeto é evitar e reverter os processos de extinção da flora, através da conservação de germoplasma em coleções de plantas cultivadas, bancos de sementes, criopreservação e cultura em vitro, e da reintrodução das espécies em seus ambientes naturais.

Sistemas

O Centro Nacional de Conservação da Flora (CNCFlora) tem a missão de fornecer, ao Ministério do Meio Ambiente e a outras instâncias do governo brasileiro, informação técnica e científica para nortear decisões políticas relacionadas à conservação da flora brasileira. Para tanto planejou-se a criação de um sistema de informação para o apoio e habilitação do complexo trabalho a ser desenvolvido, dada a escala da flora do Brasil. Tendo essa escala em vista, um sistema pensando em toda a rede de participação e flora do Brasil poderia também ser escalado a rede e flora mundiais.