Portal do Governo Brasileiro

Núcleo Planejamento de Ações

O planejamento de ações para a conservação da flora é a etapa seguinte à avaliação do risco de extinção das espécies. Após a elaboração de uma lista de espécies ameaçadas, torna-se necessário o planejamento e a implementação de ações que visem a retirada das espécies da lista.

De acordo com a Portaria nº 43 de 31 de Janeiro de 2014, é atribuído ao Jardim Botânico do Rio de Janeiro/CNCFlora a responsabilidade de elaborar e publicar Planos de Ação Nacional (PANs) para todas as espécies da flora ameaçadas de extinção. Diante deste enorme desafio, o CNCFlora/JBRJ conduz o processo de elaboração, implementação e monitoramento dos PANs. O principal foco dos PANs elaborados pelo CNCFlora/JBRJ é em uma abordagem territorial para combater e mitigar as ameaças incidentes nas áreas, e nas populações de todas as espécies com ocorrência no território abordado. Os PANs direcionados para uma única espécie também podem ser elaborados, desde que haja estudos suficientes que possam embasar o planejamento das ações e justificar o investimento de recursos e esforços.

A elaboração dos PANs segue a ideia central de planejamento estratégico apresentado por SSC/IUCN (2008), Environment Canada (2003), NMFS (2004), Driver et al. (2009), sendo compostos de duas partes. A primeira, contém uma compilação da melhor informação disponível sobre as espécies e área alvo do PAN, além da descrição das ameaças incidentes. A segunda é o plano de ação propriamente dito, o qual é construído e consolidado de forma participativa, reunindo pessoas de diversos setores da sociedade com conhecimento sobre as espécies e área. De modo que, as ações possam ser direcionadas à realidade local e factíveis de serem implementadas e monitoradas.


Equipe

Daniel Maurenza é biólogo, mestre em Ecologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA (2007). Sua experiência concentra-se na área de botânica e ecologia, com ênfase em conservação e em ecofisiologia, estresse fisiológico, germinação e estabelecimento de plântulas. No CNCFlora divide a sua função de analista entre os Núcleos Planejamento de Ações e Conservação Ex Situ, participando de todos os processos envolvidos na elaboração de estratégias de conservação para a flora ameaçada de extinção, da organização de livros, da redação de artigos científicos e de documentos técnicos ou de divulgação científica. Ele ainda é responsável por organizar e planejar as expedições à campo. Daniel adora fazer trilhas e tomar cerveja com os amigos!
Currículo lattes
Email: dmaurenza@cncflora.net

Eduardo Fernandez é biólogo, mestre em Diversidade e Conservação de Plantas pela University of Reading, UK (2016). Sua experiência concentra-se nas áreas de botânica, ecologia da paisagem e fitogeografia, além de especialização em genética aplicada à conservação. Ainda, possui interesse em temas como biodiversidade de ecossistemas de montanhas tropicais e história evolutiva de vegetação campestre no neotrópico. No CNCFlora, desde 2010, desempenhava a função de analista do Núcleo Lista Vermelha e participava da organização e execução de expedições científicas à áreas prioritárias. Atualmente, é analista dos Núcleos Planejamento de Ações e Inventário Florístico em Áreas Prioritárias, onde participa de todos os processos envolvidos na elaboração de estratégias de conservação para a flora ameaçada de extinção, da redação de artigos científicos e de documentos técnicos ou de divulgação científica. Ele ainda é responsável pela coleta e determinação do material botânico durante as expedições ao campo. Eduardo é boleiro de carteirinha, montanhista por natureza e assíduo devorador de livros das mais diferentes temáticas, principalmente filosofia e história natural.
Currículo lattes
Email: efernandez@cncflora.jbrj.gov.br

Eline Martins é bióloga, doutora em Botânica (Conservação da Natureza) pela Escola Nacional de Botânica Tropical - ENBT (2013). Sua experiência e interesses profissionais estão relacionados a conservação de espécies, com enfoque no desenvolvimento de estratégias de conservação para espécies ameaçadas de extinção e em genética da conservação. No CNCFlora desempenha a função de coordenadora técnico-científica e participa de todos os processos envolvidos na elaboração de projetos e de estratégias de conservação para a flora ameaçada de extinção, da organização de eventos e de livros, da redação de artigos científicos e de documentos técnicos ou de divulgação científica. Eline adora o contato com a natureza, ir à praia, praticar Yoga, andar de bicicleta, viajar e aproveitar a companhia dos afilhados!
Currículo lattes
Email: eline@cncflora.net

Marcio Verdi é biólogo, mestre em Botânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2013). Sua experiência concentra-se na área de botânica e ecologia, com ênfase em modelagem ecológica e em inventários florísticos e florestais para a avaliação e conservação da biodiversidade. No CNCFlora é analista e coordenador substituto do Núcleo Planejamento de Ações, onde participa de todos os processos envolvidos na elaboração de estratégias de conservação para a flora ameaçada de extinção, da organização de livros, da redação de artigos científicos e de documentos técnicos ou de divulgação científica. Ele ainda é curador do banco de imagens e responsável pela coleta e determinação do material botânico durante as expedições à campo. Verdi adora coletar e fotografar plantas, andar de bicicleta, tomar chimarrão e cervejas artesanais!
Currículo lattes
Email: verdi@cncflora.net

Melissa Bocayuva é bióloga, doutora em Botânica pela Universidade Federal de Viçosa - UFV (2012) com pós-doutorado pela mesma universidade. Sua experiência concentra-se na área de botânica e microbiologia, com ênfase em taxonomia, ecologia e conservação de Orchidaceae, biologia e fisiologia dos microrganismos. No CNCFlora desempenha a função de analista do Núcleo Planejamento de Ações, participando de todos os processos envolvidos na elaboração de estratégias de conservação para a flora ameaçada de extinção, da redação de artigos científicos e de documentos técnicos ou de divulgação científica. Também participa de expedições à campo para coletar material botânico, identificar e registrar as ameaças incidentes sobre a flora. Melissa adora viajar, conhecer parques, plantar e curtir a natureza!
Currículo lattes
Email: melissa@cncflora.net

Nina Pougy é bióloga (bacharel em Ecologia), mestranda em Práticas em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ. Sua experiência e interesses profissionais concentram-se na área de conservação da biodiversidade, com ênfase no desenvolvimento de estratégias para a conservação de plantas, planejamento espacial e geoprocessamento aplicado à biologia da conservação e planejamento participativo para a gestão socioambiental. No CNCFlora desempenha a função de coordenadora do Núcleo Planejamento de Ações e participa de todos os processos envolvidos na elaboração de projetos e de estratégias de conservação para a flora ameaçada de extinção, da organização de eventos e de livros, da redação de artigos científicos e de documentos técnicos ou de divulgação científica. Também participa de expedições à campo para coletar material botânico, identificar e registrar as ameaças incidentes sobre a flora e organiza oficinas participativas para definir estratégia de conservação. Nina adora viajar, fazer programas ao ar livre, ir à praia, praticar Yoga, tomar banho de cachoeira e sair com os amigos!
Currículo lattes
Email: nina@cncflora.net

Polyana Mendes Nogueira é engenheira florestal, mestranda na área de Biodiversidade em Unidades de Conservação pela Escola Nacional de Botânica Tropical - ENBT/JBRJ. Sua experiência está relacionada a geotecnologias aplicadas aos recursos naturais, licenciamento, execução e elaboração de projetos ambientais com foco na restauração florestal. No CNCFlora é pesquisadora colaboradora do Núcleo Planejamento de Ações, onde participa da elaboração de estratégias de conservação para a flora ameaçada de extinção. Poly adora estar em contato com a natureza, tomar banho de cachoeira, fazer trilhas, conhecer novos lugares e encontrar os amigos!

Currículo lattes
Email: polyana@florestal.eng.br