Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Acanthostachys pitcairnioides (Mez) Rauh & Barthlott DD

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 31-01-2012

Criterio:

Avaliador: Miguel d'Avila de Moraes

Revisor: Tainan Messina

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG:

Especialista(s):


Justificativa

Acanthostachys pitcairnoides é conhecida a partir de uma coleta realizada em 1981 no município de Domingos Martins, no Estado do Espírito Santo. Entretanto, a espécie foi citada para o Paraguai em 1998. A coleta realizada foi feita em um tronco caído no solo, mas a espécie é epífita e cresce no dossel de outras árvores.Trata-se de um região montanhosa com muitas áreas de difícil acesso. Não foram realizadas expedições especificas para tentar identificar subpopulações da espécie. Portanto, um maior esforço de coleta na região é necessário para que seja feita uma avaliação consistente do risco de extinção da espécie. A. pitcairnoides foi considerada "Deficiente de dados" (DD).

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Acanthostachys pitcairnioides (Mez) Rauh & Barthlott;

Família: Bromeliaceae

Sinônimos:

  • > Aechmea pitcairnioides ;

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Dados populacionais

Atualmente existem apenas espécimes em cultivo, que foram utilizados por Rauh para a transferência de Aechmea para o gênero atual (Forzza, com. pess.).

Distribuição

Espécies de ocorrência em Mata Atlântica, nos Estados da Bahia, Minas Gerais e Espírito Santo (Forzza et al., 2010), também foi citada para o Paraguai por Baensch; Baensch (1998).

Ecologia

Epífita do domínio Mata Atlântica (Forzza, com. pess.).

Ações de conservação

1.2.1.3 Sub-national level
Observações: A espécie foi considerada "Vulnerável" (VU) na Lista vermelha da flora do Espírito Santo (Simonelli; Fraga, 2007).

Referências

- SIMONELLI,M.; FRAGA, C.N. Floresta Ombrófila Densa Submontana, Montana e Alto-montana. 2007.

- FORZZA, R.C., COSTA, A., SIQUEIRA-FILHO, J.A., MARTINELLI, G. Bromeliaceae in Lista de Espécies da Flora do Brasil. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponivel em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2010/FB005761>.

- BAENSCH, U.;BAENSCH, U. Blooming Bromeliads. Bahamas: Tropic Beauty, 1998. 270 p.

- SIMONELLI, M.; FRAGA, C.N. (ORG.). Espécies da Flora Ameaçadas de Extinção no Estado do Espírito Santo, IPEMA, Vitória, ES, 2007.

Como citar

CNCFlora. Acanthostachys pitcairnioides in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Acanthostachys pitcairnioides>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 31/01/2012 - 18:34:09