Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Acianthera langeana (Kraenzl.) Pridgeon & M.W.Chase EN

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 10-04-2012

Criterio: B2ab(ii,iii,iv)

Avaliador: Danielli Cristina Kutschenko

Revisor: Tainan Messina

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG:

Especialista(s):


Justificativa

Acianthera langeana é uma espécie ocorrente em ambientes florestais com influência fluvial em MataAtlântica, nos Estados do Paraná e Espírito Santo. É restrita a uma EOO de 19.290,31 km² e uma AOO menor de 16 km², devido à sua especificidade de habitat. As localidades em que a espécie é encontrada estão extremamente ameaçadas pela fragmentação: no município de Lapa (PR), por exemplo, restam somente 9% dos remanescentes florestais totais e em Araucária apenas 2%.Considerando que a espécie esteja sujeita a duas situações de ameaça para as suas localidades e considerando ainda a sua raridade e sua distribuição extremamente restrita, A. langeana está categorizada como "Em perigo" (EN).

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Acianthera langeana (Kraenzl.) Pridgeon & M.W.Chase;

Família: Orchidaceae

Sinônimos:

  • > Cryptophoranthus dusenii ;
  • > Cryptophoranthus langeanus ;
  • > Pleurothallis langeana ;

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

​Espécie descrita em Lindleyana 16(4): 244 (2001).

Distribuição

A espécie ocorre na Mata Atlântica, exclusivamente no Estado do Paraná (Barros et al., 2011).

Ecologia

Kersten, Kuniyoshi e Roderjan (2009) afirmam que a espécie ocorre como holoepífita característica.

Ameaças

1 Habitat Loss/Degradation (human induced)
Detalhes ​As localidades em que a espécie é encontrada estão extremamente ameaçadas pela fragmentação: no município de Lapa (PR), por exemplo, restam somente 9% dos remanescentes florestais totais e em Araucária apenas 2%.

Ações de conservação

1.2.2.3 Sub-national level
Situação: on going
Observações: A espécie foi considerada Rara na Lista vermelha da flora do Paraná (SEMA/GTZ-PR, 1995).

4.4 Protected areas
Situação: on going
Observações: Quando as florestas estabelecem-se ao longo dos cursos e corpos d'água, passam a ser chamadas de florestas ribeirinhas ou florestas ciliares, sendo tratadas pelo Código Florestal brasileiro (Lei n° 4.771/65), como áreas de preservação permanente. A espécie foi encontrada em formações ribeirinhas adjacentes a bacia do rio Iguaçu , Paraná (Kersten; Kuniyoshi; Roderjan, 2009). Entende-se que desempenham importante função ecológica e econômica, e atuam como corredor ecológico e banco de material genético, o que garante a conservação de muitas espéciese contribui positivamente para a biodiversidade (Souza et al., 2007 apud (Kersten; Kuniyoshi; Roderjan, 2009).

Referências

- KERSTEN, R. A.; KUNIYOSHI, Y. S.; RODERJAN, C. V. Epífitas Vasculares em Duas Formações Ribeirinhas Adjacentes na Bacia do Rio Iguaçu ? Terceiro Planalto Paranaense. IHERINGIA, Séries Botânica, v. 64, n. 1, p. 33-43, 2009.

- CÉZAR NEUBERT GONÇALVES. Estudos Taxonômicos, Morfológicos e Biogeográficos em Acianthera (Orchidaceae). Tese de Doutorado. Porto Alegre, RS: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2005.

- BARROS, F. DE, VINHOS, F., RODRIGUES, V.T. ET AL. Acianthera in Lista de Espécies da Flora do Brasil, Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponivel em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2012/FB010986>. Acesso em: 02 Fevereiro de 2012.

- SOUZA, A. M.; CARVALHO, D.; VIEIRA, F. A. ET AL. Genética e Estrutura Espacial de Populações Naturais de Calophyllum brasiliense Camb. em Mata de Galeria, Cerne, n.13, p.239-247, 2007.

- SECRETARIA DE ESTADO DO MEIO AMBIENTE/DEUTSCHE GESSELLSCHAFT TECHNISCHE ZUSAMMENARBEIT (SEMA/GTZ). Lista Vermelha de Plantas Ameaçadas de Extinção no Estado do Paraná, Curitiba, PR, p.139, 1995.

Como citar

CNCFlora. Acianthera langeana in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Acianthera langeana>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 10/04/2012 - 19:37:57