Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Byrsonima hatschbachii W.R.Anderson VU

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 09-10-2014

Criterio: D2

Avaliador: Raquel

Revisor: Luiz Santos

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG: Thiago, Marcelo

Especialista(s): Gustavo Martinelli


Justificativa

A espécie é exclusiva da região Centro-oeste, ocorrendo no estado do Mato Grosso e no Distrito Federal (Anderson, 1982; Mamede; CNCFlora, 2013). É caracterizada como subarbustos ou arbustos (Mamede 2013) xilopodiais (CNCFlora, 2013). Desenvolve-se em Cerrado (Anderson, 1982), em Campo Cerrado e em bordas de depressões úmidas na região da Chapada dos Guimarães (MT). Tem ampla EOO (45.194 km²) e está presente no Parque Nacional da Chapada dos Guimarães (PNCG) (CNCFlora, 2013). Entretanto, apresenta uma pequena AOO (12 km²) e está sujeita a apenas três situações de ameaça considerando as localidades de ocorrência. Nas áreas do PNCG, as queimadas não naturais que acontecem durante a época seca podem alterar a estrutura e composição florística da vegetação (Klink et al., 2002) e os processos ecológicos naturais (MMA/ICMBio, 2009), acarretando futuramente a extinção da espécie na natureza.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Byrsonima alvimii W.R.Anderson;

Família: Malpighiaceae

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

Byrsonima alvimii possui esse nome em homenagem ao Dr. Paulo de T. Alvim, que como Técnico-Científico Diretor da CEPLAC desempenhou um papel importante no incentivo de coletas e estudo da flora da Bahia.Esta espécie pertence a Niedenzu's série Psilonemis, devido às suas pétalas rosa e anteras pilosas com um conectivo extendido. Dentro deste grupo não aparenta ter nenhuma relação próxima. Distingue-se por sua estatura, e folhas longas coriáceas pecioladas, 1-3 flores arranjadas em cima escorpióide com um pedúnculo frequentemente desenvolvido, brácteas e bractéolas grandes, e sépalas densamente pilosas. Assemelha-se a B. schomburgkiana, mas o autor não se convence que estas são realmente relacionadas (Anderson, 1982).

Dados populacionais

​Não há dados populacionais para a espécie.

Distribuição

Endêmica dos Estados da Bahia e Espírito Santo (Mamede, 2010).

Ecologia

Árvore de até 20 m de altura e 35 cm de diam.; caule quase glabro exceto abaixo da inserção das estípulas que é hisurta. Folhas com lamina grandes elípticas, coriáceas, glabras. Flores rosa, sem dados para frutos. De acordo com a etiqueta do tipo, o nome comum desta espécie é "mucambo roxo" (Anderson, 1982), Silva et al. (2008) ainda citam que no sul da Bahia esta recebe o nome de "murici".

Ameaças

1.1.3.2 Large-scale
Severidade very high
Detalhes A espécie é ocorre na Reserva Biológica de Una, BA, em local de floresta de tabuleiro (Amorim, et al., 2009), em áreas florestais severamente perturbadas para a plantação de cacau (capoeiras, na Zona cacaueira) do sul da Bahia (Silva et al., 2008).

9 Intrinsic factor
Incidência national
Severidade very low
Detalhes A espécie é considerada rara na Reserva Biológica de Una, BA, em local de floresta de tabuleiro (Amorim, et al., 2009)

Ações de conservação

1.2.1.3 Sub-national level
Observações: "Criticamente em Perigo" (CR), segundo a Lista de espécies da flora ameaçadas de extinção no Estado do EspiritoSanto (Simonello; Fraga, 2007).

1.2.1.2 National level
Observações: "Deficiente de Dados" (DD), segundo a Lista de Espécies Ameaçadas da Flora Brasileira (MMA, 2008).

Referências

- Anderson, C. 1982. A monograph of the genus Peixotoa (Malpighiaceae). Contr. Univ. Michigan Herb.

- CNCFlora. 2013. Base de Dados do Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <www.cncflora.jbrj.gov.,br>. Acesso em 20 novembro 2013.

- Klink, C.A., H. S Miranda, M. I. Gonsalez & K.R.F. Vicentini, 2002. O bioma Cerrado, Site 3. In: Seeliger U.; C. Cardozzo; F. Barbosa (ed.). Os Sites e o Programa Brasileiro de Pesquisas Ecológicas de Longa Duração, 1: 51-68

- Mamede, M.C.H. 2013. Acmanthera In: Forzza, R.C. et al. (Orgs.) Lista de Espécies da Flora do Brasil. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponível em <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/jabot/floradobrasil/FB4262>. Acesso em 20 de novembro 2013.

- MMA/ICMBio. 2009. Plano de Manejo do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães. Brasília, DF. Disponível em: <http://www.icmbio.gov.br/portal/images/stories/imgs-unidades-coservacao/parna_chapada-dos-guimaraes.pdf>.

Como citar

CNCFlora. Byrsonima hatschbachii in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Byrsonima hatschbachii>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 26/04/2012 - 19:25:17