Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Chamaecrista altoana (H.S.Irwin & Barneby) H.S.Irwin & Barneby EN

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 16-12-2013

Criterio: B1ab(i,ii,iii)+2ab(i,ii,iii)

Avaliador: Laila Araujo

Revisor: Luiz Santos

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG: Marcelo, Thiago

Especialista(s): Roseli L.C. Bortoluzzi , Juliana Rando, Rodrigo Amaro


Justificativa

Espécie endêmica do estado de Goiás (Souza & Bortoluzzi, 2013), é encontrada nos municípios de Cavalcante (CNCFlora, 2013) e Alto Paraíso de Goiás (Queiroz et al., 2009). Apresenta EOO estimado de 805,8 km² e AOO de aproximadamente 12 km², e está sujeita a duas situações de ameaça considerando suas localidades de ocorrência. Desenvolve-se em Campos Rupestres a cerca de 1.000 m de altitude (CNCFlora, 2013). Ocorre no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (Queiroz et al., 2009), todavia, o aumento da frequência dos incêndios de origem antrópica (Fiedler et al., 2006), a implementação da agricultura e pecuária, a histórica mineração e o turismo desordenado na região (Barbosa, 2008), acarretam o declínio contínuo da EOO, AOO e qualidade do hábitat. A contenção e o monitoramento das ameaças incidentes são essenciais para a manutenção da viabilidade do táxon na natureza, a fim de evitar que figure em um grau de ameaça de maior preocupação em um futuro próximo.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Chamaecrista acosmifolia var. euryloba (H.S.Irwin & Barneby) H.S.Irwin & Barneby;

Família: Fabaceae

Sinônimos:

  • > Cassia acosmifolia var. euryloba ;

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Dados populacionais

​Uma coleta de 1933 (Mello Barreto, col 5987) cita que a espécie é muito frequente, no entanto a frequência de coleta declinou ao longo dos anos.

Distribuição

Sudeste (Minas Gerais) (Souza; Bortoluzzi, 2012). Municípios de Jaboticatubas e Santana do Riacho (CRIA).

Ecologia

​Arbusto

Ameaças

1.4.3 Tourism/recreation
Severidade low
Detalhes Por sua expressiva beleza cênica e atrativos naturais, a Cadeia doEspinhaço vem se constituindo num alvo de mudanças sócio-espaciaisocasionadas pelo afluxo cada vez maior de visitantes e turistas, além dacrescente ocupação caracterizada pelas segundas residências de lazer. O fluxoturístico e ocupação exógena adquiriu expressão a partir do final dos anossessenta e vem aumentando significativamente nos dias atuais (Oliveira,2002; Madeira; Ribeiro, 2009).

Ações de conservação

1.2.1.3 Sub-national level
Situação: on going
Observações: "Criticamente em perigo" (CR) segundo a lista vermelha de Minas Gerais (COPAM-MG 1997).

Referências

- Souza, V.C. & Bortoluzzi, R.L.C. 2013. Chamaecrista In: Lista de Espécies da Flora do Brasil. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. (http://floradobrasil.jbrj.gov.br/jabot/floradobrasil/FB22876)

- Queiroz, L.P.; Cardoso, D.B.O.S.; Conceição; A.S.; Souza, E.R.; Tozzi, A.M.G., Pérez, A.P.F., Silva, M.J.; Simon, M.F.; Marsano, V.F.; Costa, J.A.S.; Rodrigues, W.A.; Lima, L.C.P.L. & Bocage, A. 2009. Leguminosae. In: Giulietti, A. M.; Rapini, A.; Andrade, M.J.G.; Queiroz, L.P.De & Silva, J.M.C.D. (Eds.). Plantas Raras do Brasil. Belo Horizonte: Conservação Internacional; Universidade Estadual de Feira de Santana. p. 212-237.

- Fiedler, N.C.; Merlo, D.A. & Medeiros, M.B. 2006. Ocorrência de incêndios florestais no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, Goiás. Ciência Florestal 16(2).

- Barbosa, A.G. 2008. As estratégias de conservação da biodiversidade na Chapada dos Veadeiros: conflitos e oportunidades. Brasília, DF: Universidade de Brasília.

Como citar

CNCFlora. Chamaecrista altoana in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Chamaecrista altoana>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 15/05/2012 - 14:50:10