Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Cryptanthus roberto-kautskyi Leme CR

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 31-01-2012

Criterio: B2ab(iii)

Avaliador: Miguel d'Avila de Moraes

Revisor: Tainan Messina

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG:

Especialista(s):


Justificativa

Cryptanthus roberto-kautskyi é endêmica do Brasil e ocorre exclusivamente no Estado do EspíritoSanto. Ocupa uma AOO de apenas 8 km². A espécie vive no folhiço de Florestas Ombrófila Densa, onde o ambiente é densamente sombreado. O município de Domingos Martins, onde a espécie ocorre, perdeu mais de 75% de sua cobertura vegetal original e continua sofrendo os efeitos do declínio contínuo da qualidade de hábitat. As duas localidades de ocorrência foram consideradas uma única situação de ameaça. Assim, a espécie foi avaliada como "Criticamente em perigo" (CR).

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Rokautskyia robertokautskyi (Leme) Leme, S.Heller & Zizka;

Família: Bromeliaceae

Sinônimos:

  • > Cryptanthus roberto-kautskyi ;

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

Especie caracterizada pelo contraste entre a face adaxial das lâminas foliares verde e opaca e a face abaxial densamente branco-escamosa com densas faixas transversais castanhas, com aspecto zebrado, que a distingue de todas as demais espécies do subgênero Hoplocryptanthus (Leme, com. pess.).

Distribuição

A espécies ocorre no bioma Mata Atlântica, exclusivamente no Estado do Espírito Santo (Forzza et al. 2012). Martinelli et al. (2008) também cita o endemismo da espécie para o Estado do Espírito Santo.

Ecologia

Planta herbácea, terrícola; vive no folhiço de Florestas Ombrófilas Densas no estado Espírito Santo, onde o ambiente é densamente sombreado. É uma bromélia proto tanque (Leme, 1993; Martinelli et al., 2009; Forzza et al., 2012).

Ações de conservação

1.2.1.3 Sub-national level
Situação: on going
Observações: A espécie foi considerada "Vulnerável" (VU) em avaliação de risco de extinção empreendida para o flora do Estado do Espirito Santo (Simonelli; Fraga, 2007).

4.3 Corridors
Situação: on going
Observações: A espécie ocorre no Corredor Central de Biodiversidade da Mata Atlântica (Martinelli et al., 2008).

Referências

- FORZZA, R.C. ET AL. Bromeliaceae. In: Lista de Espécies da Flora do Brasil. Disponivel em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2012/FB000066>.

- MARTINELLI, G.; VIEIRA, C. M.; GONZÁLEZ, M. ET AL. Bromeliaceae da Mata Atlântica Brasileira: Lista de Espécies, Distribuição e Conservação. Rodriguésia, v. 59, n. 1, 2008.

- LEME, E.M.C. Bromélias na Natureza. Rio de Janeiro, RJ: Marigo Comunicação Visual, 1993. 101-102 p.

- LEME, E.M. Comunicação do especialista Elton M. Leme, especialista na família Bromeliaceae, para o analista de dados Eduardo Fernandez, Pesquisador do CNCFlora, 2012.

- MARTINELLI, G. ET ALSTEHMANN, J.R. ET AL. Bromeliacaee In: Plantas da Floresta Atlântica. 2009.

- SIMONELLI, M.; FRAGA, C. N. Espécies da Flora Ameaçadas de Extinção no Estado do Espírito Santo. Vitória: Ipema, 2007. 144 p.

Como citar

CNCFlora. Cryptanthus roberto-kautskyi in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Cryptanthus roberto-kautskyi>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 31/01/2012 - 15:48:33