Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Deuterocohnia meziana Kuntze ex Mez VU

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 31-01-2012

Criterio: B1ab(ii,iii)

Avaliador: Miguel d'Avila de Moraes

Revisor: Tainan Messina

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG:

Especialista(s):


Justificativa

Deuterochonia meziana tem distribuição restrita (EOO=18.358,33 km²) e ocorre em afloramentos rochosos ferruginosos do bioma Cerrado, no Estado do Mato Grosso do Sul. A espécie tem uma estrutura populacional severamente fragmentada e está sujeita a quatro situações de ameaça. Os afloramentos onde ocorre estão sujeitos a diversas ameaças como a incidência do fogo, o pastoreio ou mesmo a mineração de ferro. Todas essas práticas resultam em declínio constante da qualidade dohábitat e da AOO da espécie.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Dyckia meziana (Kuntze ex Mez) Forzza;

Família: Bromeliaceae

Sinônimos:

  • > Deuterocohnia meziana ;

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

Dados populacionais

Takahasi (2010) conduziu um trabalho em áreas de afloramentos rochosos ferruginosos (bancadas lateríticas) nas áreas de drenagem (em torno de 100 m de altitude) da morraria do Urucum e do Rabicho, municípios de Corumbá e Ladário, MS. A autora amostrou 164 ilhas de vegetação em 3 diferentes fazendas da região. D. meziana esteve presente em 100 unidades amostrais, apresentando um alto valor de frequência absoluta e dominância relativa. A espécie obteve o segundo maior índice de valor de importância dentre todas as espécies.Mostacedo et al. (2001) se referem à espécie como o vegetal vascular mais abundante e dominante na área de estudo (Lomério), com uma dominância de cobertura de 62% e uma frequência relativa de 57%. Takahasi (2010) relata a presença de extensas manchas de D. meziana em bancadas lateríticas em Corumbá (MS), muitas vezes descontínuas, e quase homogêneas, podendo se associar a poucas espécies vasculares e ocupar locais onde o escoamento da água da chuva é mais intenso, em locais mais íngremes ou superfícies convexas dos lajeados.

Distribuição

A espécie ocorre no bioma Cerrado, nos Estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul (Forzza et al., 2011).

Ecologia

Takahasi et al. (2009) em estudo nas ilhas de vegetação dos afloramentos rochosos ferruginoso em Corumbá, MS, afirmam que aparentemente, as ilhas de solo com D. meziana predominam em locais mais sujeitos à ação da água onde a superfície da rocha não apresenta muitas rugosidades.

Ameaças

1.7 Fire
Incidência local
Severidade high
Detalhes Takahasi (2010) sugere que a ação do fogo pode contribuir para a descontinuidade das ilhas, uma vez que alguns estolões de C. meziana não sobrevivem às queimadas. Apesar de estes afloramentos sofrerem com outras formas de uso do solo, tais como o cultivo agrícola e pastoreio, observa-se posterior recolonização nesses ambientes, portanto a autora sugere que os processos sucessionais nesses locais não sejam tão lentos (Takahasi, 2010).

Ações de conservação

1.2.1.2 National level
Observações: Citada como "Deficiente de dados" (DD) no Anexo II da Instrução Normativa nº 6, de 23 de setembro de 2008 (MMA, 2008).

Referências

- FORZZA, R.C. ET AL. Bromeliaceae. In: Lista de Espécies da Flora do Brasil. Disponivel em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2012/FB000066>.

- TAKAHASI, A. Ecologia da Vegetação em Bancadas lateríticas em Corumbá, MS. Doutorado. : Universidade de São Paulo, 2010.

- TAKAHASHI, A.; MEIRELLES, S.T.; RIBAS, S.M. Ilhas de vegetação em afloramentos rochosos ferruginosos em Corumbá, MS. , 2009.

- MOSTACEDO, B.;TOLEDO, M.; FREDERICKSEN, T.S. La Vegetacioó de las Lajas en la Región de Lomério, Santa Cruz, Bolívia, Acta Amazônica, v.31, p.11-25, 2001.

- MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Instrução Normativa n. 6, de 23 de setembro de 2008. Espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção e com deficiência de dados, Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 24 set. 2008. Seção 1, p.75-83, 2008.

Como citar

CNCFlora. Deuterocohnia meziana in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Deuterocohnia meziana>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 31/01/2012 - 18:59:33