Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Discocactus ferricola Buining & Brederoo DD

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 16-03-2012

Criterio:

Avaliador:

Revisor: Miguel d'Avila de Moraes

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG: Marcelo

Especialista(s):


Justificativa

Espécie pode estar criticamente ameaçada, pois embora não tenha sido possível encontrar e georreferenciar os materiais testemunhos de sua ocorrência, sabe-se que seu habitat específico, a vegetação de canga, está sob ameaça de atividades de mineração. É necessário estudos botânicos e ecológicos, mas medidas de conservação/preservação devem ser tomadas com urgência.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Discocactus bahiensis Britton & Rose;

Família: Cactaceae

Sinônimos:

  • > Discocactus bahiensis subsp. bahiensis ;
  • > Discocactus bahiensis subsp. gracilis ;

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

É relacionado a D. zehntneri, por ocasionalmente apresentar frutos vermelhos, e presume-se que ambas tenham derivado do complexo D. heptacanthus (Taylor; Zappi, 2004).

Dados populacionais

A população da espécie encontra-se em declínio (Taylor, 2002).

Distribuição

A espécie ocorre nos estados da Bahia, Pernambuco, Piauí e Ceará (Zappi et al., 2012).

Ecologia

A espécie ocorre em terraços fluviais de cascalho em meio ao calcário ou quarzito ferruginoso, e em planícies fluviais periodicamente inundadas, sob e entre indivíduos de "jurema-preta" (Mimosa tenuiflora) e "carnaúba" (Copernicia prunifera) (Taylor; Zappi, 2004).

Ameaças

3.4.3 Regional/international trade
Severidade medium
Detalhes ​A espécie sofre com a ação de coletores (Taylor; Zappi, 2004).

1.1 Agriculture
Severidade medium
Detalhes ​Parte de sua área de distribuição foi inundada permanentemente devido à construção da Represa de Sobradinho (BA/PE) na década de 1970, e o restante foi severamente impactado pela expansão agrícola e pela construção de casas e rodovias (Taylor; Zappi, 2004).

1 Habitat Loss/Degradation (human induced)
Severidade medium
Detalhes ​Parte de sua área de distribuição foi inundada permanentemente devido à construção da Represa de Sobradinho (BA/PE) na década de 1970, e o restante foi severamente impactado pela expansão agrícola e pela construção de casas e rodovias (Taylor; Zappi, 2004).

Ações de conservação

1.2.1.2 National level
Situação: on going
Observações: A espécie é considerada "Deficiente de Dados" (DD) de acordo com a Lista Vermelha Oficial do Brasil (MMA, 2008).

1.2.2 Implementation
Situação: on going
Observações: A espécie é considerada "Em Perigo" (EN), segundo a Lista Vermelha da IUCN (2010)

1.2.1.1 International level
Situação: on going
Observações: A espécie é legalmente protegida pela Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies Selvagens da Fauna e da Flora, onde consta do Anexo I (CITES, 2011).

Referências

- TOMAS, W. M.; ISHII, I. H.; STRUSSMANN, C. ET AL. Borda Oeste do Pantanal e Maciço do Urucum em Corumbá, MS: Área Prioritária para Conservação da Biodiversidade. SIMPAN, 2010.

- MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Instrução Normativa n. 6, de 23 de setembro de 2008. Espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção e com deficiência de dados, Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 24 set. 2008. Seção 1, p.75-83, 2008.

- ZAPPI, D.; TAYLOR, N.; MACHADO, M. Cactaceae in Lista de Espécies da Flora do Brasil. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponivel em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2012/FB000070>.

- CITES. LISTA DE ESPECIES CITES, p.554, 2011.

- ADRIANA TAKAHASI. Ecologia da Vegetação em Bancadas Lateríticas em Corumbá, MS. Tese de Doutorado. São Paulo, SP: Universidade de São Paulo, 2010.

Como citar

CNCFlora. Discocactus ferricola in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Discocactus ferricola>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 10/02/2012 - 13:18:48