Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Humiriastrum spiritu-sancti Cuatrec. CR

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 09-08-2012

Criterio: A2cd;B1ab(i,ii,iii)

Avaliador: Daniel Maurenza de Oliveira

Revisor: Tainan Messina

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG:

Especialista(s):


Justificativa

Humiriastrum spiritu-sancti é uma árvore de grande porte, endêmica do Estado do Espírito Santo, com ocorrência nas Florestas Úmidas do município de Santa Teresa. Tem EOO de 41,30 km², sendo categorizada como "Criticamente em perigo" (CR). Na região em que ocorre, as atividades de lavoura e pastagem são intensas e caracterizam uma situação de ameaça a toda a população conhecida. As ameaças identificadas reduziram as florestas de Santa Teresa a 20% da cobertura original de Mata Atlântica, o que causa o contínuo declínio da extensão de ocorrência, área de ocupação e qualidade do hábitat. Considerando que H. spiritu-sancti é uma árvore de grande porte com até 30 m de altura, cresce em formações florestais úmidas e tem potencial uso madeireiro, é possível inferir que o tempo de geração seja de cerca de 40 anos. Assim, supõe-se que a espécie tenha sofrido o corte raso de indivíduos maduros que reduziram pelo menos 50% do tamanho populacional no passado em um período de três gerações.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Humiriastrum spiritu-sancti Cuatrec.;

Família: Humiriaceae

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

Descrita em Ciencia (Mexico) 23: 137. 1964. Conhecida popularmente como "pata-de-vaca" (Giordano; Bovi, 2008).

Distribuição

A espécie ocorre exclusivamente no Estado do Espírito Santo; endêmica da região de Santa Teresa (Liuth, com. pessoal).

Ecologia

Árvore de grande porte, atingindo entre 25-30 m de altura, com floração entre novembro e fevereiro e frutificação em setembro (Giordano; Bovi, 2008).

Ameaças

1 Habitat Loss/Degradation (human induced)
Detalhes Ouso do solo do Estado do Espírito Santo está distribuído basicamente em:lavouras (permanente, temporária e temporária em descanso), pastagens (naturale plantada), florestas naturais, florestas plantadas e terras produtivas nãoutilizadas, que totalizam 3.339.022 ha, ou seja, 73,23% da extensão territorialdo Estado. As pastagens cobrem 1.821.069 ha, constituindo o usopredominante do território capixaba. Sua maior concentração é na mesorregiãoLitoral Norte Espírito-Santense, totalizando 618.070 ha. Dentre os13 municípios integrantes dessa mesorregião, o município de Linhares concentra236.544 ha (38,7% do total de pastagens da mesorregião) (de Paula, 2006).

Ações de conservação

1.2.1.3 Sub-national level
Observações: Espécie considerada "Vulnerável" (VU) pela Lista vermelha da flora do Espírito Santo (Simonelli; Fraga, 2007).

Usos

Referências

- GIORDANO, L.C.S. Humiriaceae. In: STEHMANN, J.R.; FORZZA, R.C.; SALINO, A. ET AL. Plantas da Floresta Atlântica. p.291, 2009.

- SIMONELLI, M.; FRAGA, C. N. Espécies da Flora Ameaçadas de Extinção no Estado do Espírito Santo. Vitória, ES: IPEMA, 2007. 144 p.

- DE PAULA, A. Florística e fitossociologia de um trecho de floresta ombrófila densa das terras baixas na Reserva Biológica de Sooretama, Linhares, ES. Doutorado. São Carlos: Universidade Federal de São Carlos, 2006.

- GIORDANO, L. C. S.; BOVI, C. P. Taxonomic Considerations and Amended Description of Humiriastrum spiritu-sancti, Humiriaceae., Rodriquésia, v.59, p.151-154, 2008.

Como citar

CNCFlora. Humiriastrum spiritu-sancti in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Humiriastrum spiritu-sancti>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 09/08/2012 - 13:23:23