Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Lomatozona artemisiifolia Baker EN

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 09-05-2012

Criterio: B2ab(iii)

Avaliador: Tainan Messina

Revisor: Miguel d'Avila de Moraes

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG:

Especialista(s):


Justificativa

A espécie ocorre naSerra Dourada, nos municípios de Mossâmedes, Serranópolis, e Jataí, no Estado de Goiás. Tem EOO de 527,34 km² e AOO de 8 km², sendo encontrada em dois locais em situação de ameaça. Habitao Cerrado, cuja redução e deterioração vêm ameaçando a sobrevivência daespécie. A degradação do solo pelo manejo inadequado para a implantação da agriculturae pecuária, com o uso do fogo, a erosão que o segue e o plantio de gramíneasafricanas, além de outras atividades antrópicas, são ameaças aos ecossistemas nativos.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Lomatozona artemisiifolia Baker;

Família: Asteraceae

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Distribuição

A espécie é endêmica do Brasil e ocorre exclusivamente na região de Serranópolis e da Serra Dourada, Mossâmedes, Goiás (Oliveira, 2010; CNCFlora, 2011).

Ecologia

Subarbusto anual, heliófito, geralmente encontrado em cerrado rupestre. Fértil em junho, polinizado por insetos e dispersado pelo vento (Borges, com. pessoal).

Ameaças

1.1 Agriculture
Incidência national
Severidade very high
Detalhes A degradação do solo e dos ecossistemas nativos e a dispersão de espécies exóticas são as maiores e mais amplas ameaças à biodiversidade. A partir de um manejo deficiente do solo, a erosão pode ser alta: em plantios convencionais de soja, a perda da camada superficial do solo é, em média, de 25 ton/ha/ano. Aproximadamente 45.000 km2 do Cerrado correspondem a áreas abandonadas, onde a erosão pode ser tão elevada quanto a perda de 130 ton/ha/ano (Klink; Machado, 2005).

1.1.4 Livestock
Incidência national
Severidade very high
Detalhes O amplo uso de gramíneas africanas para a formação de pastagens é prejudicial à biodiversidade, aos ciclos de queimadas e à capacidade produtiva dos ecossistemas. Para a formação das pastagens, os cerrados são inicialmente limpos e queimados e, então, semeados com gramíneas africanas, como Andropogon gayanus Kunth., Brachiaria brizantha (Hochst. ex. A. Rich) Stapf, B. decumbens Stapf, Hyparrhenia rufa (Nees) Stapf e Melinis minutiflora Beauv. ("molassa" ou "capim-gordura"). Metade das pastagens plantadas (cerca de 250.000 km2 - uma área equivalente ao Estado de São Paulo) está degradada e sustenta poucas cabeças de gado em virtude da reduzida cobertura de plantas, invasão de espécies não palatáveis e cupinzeiros (Klink; Machado, 2005).

Ações de conservação

1.2.1.2 National level
Situação: on going
Observações: Presente no Anexo II da Lista de Espécies da Flora Ameaçadas de Extinção do Brasil (MMA, 2008).

Referências

- OLIVEIRA, C.T. Lomatozona artemisiifolia in Lomatozona (Asteraceae) in Lista de Espécies da Flora do Brasil. Disponivel em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2010/FB027241>.

- SOUZA, L.F. Diversidade florística e fenologia reprodutiva em fitofisionomias da Reserva Pousada das Araras (município de Serranópolis, estado de Goiás, planalto central do Brasil). Doutorado. Rio Claro: Universidade Estadual Paulista Julio Mesquita Filho, 2009.

- KLINK, C.A.; MACHADO, R.B. A conservação do Cerrado brasileiro., Megadiversidade, p.147-155, 2005.

- MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Instrução Normativa n. 6, de 23 de setembro de 2008. Espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção e com deficiência de dados, Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 24 set. 2008. Seção 1, p.75-83, 2008.

- Base de Dados do Centro Nacional de Conservação da Flora (CNCFlora). Disponivel em: <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/>. Acesso em: 2011.

Como citar

CNCFlora. Lomatozona artemisiifolia in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Lomatozona artemisiifolia>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 09/05/2012 - 14:41:05