Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Myrsine villosissima A.DC. EN

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 03-10-2012

Criterio: B2ab(ii,iii,iv)

Avaliador: Luiz Antonio Ferreira dos Santos Filho

Revisor: Tainan Messina

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG:

Especialista(s):


Justificativa

Myrsinevillosissima caracteriza-se por arbustos ou arvoretas, rupícolas. Endêmica do Brasil, ocorre nos Estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e, possivelmente, Espírito Santo. É restrita ao bioma Mata Atlântica, onde se desenvolve em Floresta Ombrófila Densa, em afloramentos rochosos. Apresenta AOO de 68 km², e encontra-se sob quatro situações de ameaça: expansão urbana, agricultura, pecuária e queimadas. A espécie está protegida pelo Parque Nacional do Itatiaia, Parque Estadual do Desengano (RJ), Parque Estadual da Serra do Mar, Parque Estadual da Serra da Bocaina (SP) e Parque Estadual do Itacolomi (MG). São necessários investimentos em pesquisa científica e esforços de coleta a fim de certificar a existência da espécie, bem como, novas subpopulações, considerando sua viabilidade populacional e sua proteção.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Myrsine villosissima Mart.;

Família: Primulaceae

Sinônimos:

  • > Rapanea villosissima ;

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

​Descrita em Flora 24(2, Beibl.): 18. 1841.

Distribuição

Espécie ocorre nos estados de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo (Freitas, 2012).

Ecologia

Caracteriza-se por arbustos ou arvoretas, de 1-1,5(4)m de altura (Freitas, 2003).

Ameaças

1.7 Fire
Incidência local
Detalhes OParque Nacional do Itatiaia apresenta ao longo de sua história episódios deincêndios extensos e duradouros, como o ocorrido em 1963 que atingiu cerca de10.000 ha, permanecendo ativo por mais de 40 dias. Aximoff; Rodrigues(2011), com base nos incêndios ocorridos em 2001 (600 ha), 2004 (600 ha) e 2007(800 ha), sugerem padrão de ocorrência trienal para os grandes incêndios mesmoque em áreas não sobrepostas (dados dos limites do incêndio de 2004 não foramencontrados). De maneira a reforçar esta hipótese, em 2010 o PNI teve mais de1.100 ha de campos de altitude queimados em um único incêndio (Aximoff, 2011).

1.7 Fire
Detalhes OParque Estadual do Itacolomi sofre com incêndios contantes. Segundo Drummond(2009), grande área dos Campos Rupestres desta unidade de conservação (SNUC) queimaramno ano de 2007 (Drummond, 2009).

1.7 Fire
Incidência local
Detalhes NoParque Nacional do Itatiaia, os incêndios vêm progressivamente modificando apaisagem, ampliando os limites das pastagens com a queima de florestasalto-montanas e dos campos de altitude, modificando as comunidades vegetais,mesmo aquelas que o fogo não agiu diretamente (Ribeiro et al., 2007), e porúltimo, fazendo com que as espécies ameaçadas se tornem cada vez mais raras edifíceis de serem encontradas, como é o caso de Hindsia glabra (Rubiaceae),outrora comum e atualmente está representada por poucos indivíduos isolados erestritos a pequenos espaços entre grandes blocos de pedra (obs. pess.) (Aximoff; Rodrigues, 2011).

1.3.3 Wood
Incidência local
Detalhes Umadas maiores ameaças a biodiversidade do Parque Estadual do Itacolomi teveinicio em décadas passadas, quando ocorreu a retirada da maior parte dafloresta nativa para uso de madeira em carvoarias, implantação de pastagens eagricultura (Melo et al.,2009).

1.3.1 Mining
Detalhes Aretirada da cobertura vegetal para a implantação de atividades de mineração(abertura de cavas e implantação de barragens de rejeito) representam, historicamente,uma atividade altamente impactante (Melo et al., 2009).

Ações de conservação

1.2.1.2 National level
Situação: on going
Observações: Aespécie consta no Anexo II da Instrução Normativa nº 6, de 23 de Setembro de2008 (MMA, 2008) sendo considerada oficialmente ameaçada de extinção. Foiconsiderada "Vulnerável" (VU) em avaliação de risco de extinção empreendida pelaFundação Biodiversitas (Biodiversitas, 2005).

4.4 Protected areas
Situação: on going
Observações: Ocorre em unidades de conservação (SNUC): Parque Nacional do Itatiaia e Parque Estadual do Desengano, no Estado do Rio de Janeiro, Parque Estadual da Serra do Mar e Parque Estadual da Serra da Bocaina, em São Paulo e Parque Estadual do Itacolomi, em Minas Gerais (CNCFlora, 2012).

Referências

- MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Instrução Normativa n. 6, de 23 de setembro de 2008. Espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção e com deficiência de dados, Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 24 set. 2008. Seção 1, p.75-83, 2008.

- Base de Dados do Centro Nacional da Conservação da Flora (CNCFlora). Disponivel em: <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/>. Acesso em: 2012.

- FREITAS, M.F. Myrsine villosissima in Myrsine in Lista de Espécies da Flora do Brasil. Disponivel em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2012/FB010244>.

- FREITAS, M.F.; CARRIJO, T.T. Myrsinaceae. In: STEHMANN, J.R.; FORZZA, R.C.; SALINO, A. ET AL. Plantas da Floresta Atlântica. p.350-351, 2009.

- FREITAS, M. F. Estudos Taxonômicos das Espécies de Myrsine L. (Myrsinaceae) nas Regiões Sudeste e Sul do Brasil. Doutorado. Campinas, SP: Universidade Estadual de Campinas, 2003.

- AXIMOFF, I. O que Perdemos com a Passagem do Fogo pelos Campos de Altitude do Estado do Rio de Janeiro?, Biodiversidade Brasileira, Rio de Janeiro, p.180-200, 2011.

- AXIMOFF, I.; RODRIGUES, R.C. Histórico dos incêndios florestais no Parque Nacional do Itatiaia., Ciência Florestal, v.21, p.83-92, 2011.

- DRUMMOND, L. O. Efeito do fogo na composição, distribuição e dieta de uma taxocenose de anfíbios anuros de Campos Rupestres em Ouro Preto, MG. Mestrado. Ouro Preto: Universidade Federal de Ouro Preto, 2009.

- MELO, F.R. ET AL. A fauna de mamíferos e o plano de manejo do Parque Estadual do Itacolomi, Ouro Preto, Minas Gerais., BIOTA, Belo Horizonte, 2009.

- FUNDAÇÃO BIODIVERSITAS. Revisão da lista da flora brasileira ameaçada de extinção. Belo Horizonte, MG: FUNDAÇÃO BIODIVERSITAS PARA A CONSERVAÇÃO DA NATUREZA, 2005.

Como citar

CNCFlora. Myrsine villosissima in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Myrsine villosissima>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 03/10/2012 - 18:53:54