Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Passiflora saccoi Cervi DD

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 21-08-2012

Criterio:

Avaliador: Luiz Antonio Ferreira dos Santos Filho

Revisor: Tainan Messina

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG: Marcelo

Especialista(s):


Justificativa

Passiflora saccoi caracteriza-se por trepadeiras, hermafroditas, terrícolas. Endêmica doBrasil. Segundo Forzza et al. (2012)ocorre nos estados do Pará e Minas Gerais, nos biomas Amazônia, Caatinga,Cerrado e Mata Atlântica, porém baseando-se em dados disponíveis para aespécie, existem incongruências quanto a sua distribuição. Segundo dadosdisponíveis no Species Link (http://www.splink.org.br/index)ocorre no estado doEspírito Santo, município de Linhares (T.S. Santos 2033), no Paraná, municípiode Campina Grande do Sul (E. Melo 2528) e Minas Gerais, às margens do RioParaopeba (E.P. Heringer 6467). É necessário o investimento em pesquisacientífica e esforços de coleta a fim de certificar a real distribuição geográfica,a existência de subpopulações, e o real estado de conservação da espécie.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Passiflora saccoi Cervi;

Família: Passifloraceae

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

​Passiflora saccoi está mais intimamente relacionada com P. tenuifila Killip e P. eichleriana Mast., distinguindo-se destas pelas características das glândulas do pecíolo, corona de filamentos, tamanho de brácteas e flores, e estrutura do opérculo (Cervi, 1997).

Distribuição

Ocorre em Minas Gerais (Cervi, 1997).

Ecologia

Trepadeira de borda de mata, heliófita, dispersada por animais.

Ameaças

1 Habitat Loss/Degradation (human induced)
Detalhes A Mata Atlântica, Domínio Fitogeográfico onde a espécie se encontra distribuída, é caracterizado pela alta diversidade de espécies e pelo elevado grau de endemismo. A retirada da cobertura vegetal, visando a utilização da área para a agricultura, pastagem, extração de madeira e ocupação humana ao longo dos últimos dois séculos causou a destruição da maior parte desta região, restando hoje cerca de 7% a 8% de sua área original. Devido à ocupação urbana e agrícola, as áreas de mata estão cada vez mais isoladas umas das outras, formando pequenas ilhas de vegetação nativa. Desta forma, a maioria das espécies que vivem nesses fragmentos formam populações isoladas de outras que se situam em outros fragmentos. Para muitas espécies, a área agrícola ou urbana circundante pode significar uma barreira intransponível, o que altera de maneira irreversível o fluxo gênico entre as populações e compromete a perpetuação destas na natureza (Galindo-Leal; Câmara, 2003).

Ações de conservação

1.2.1.2 National level
Situação: on going
Observações: Espécie citada no Anexo I da Lista de Espécies da Flora Ameaçadas de Extinção do Brasil (MMA, 2008) e na Lista da Biodiversitas da Flora Ameaçada de Extinção, na categoria VU (Biodiversitas, 2005).

1.2.1.3 Sub-national level
Situação: on going
Observações: Citada como VU na Lista Vermelha da flora ameaçada de Minas Gerais (Deliberação COPAM, 1997).

Referências

- CERVI, A.C. Passifloraceæ do Brasil. Estudo do gênero Passiflora L., subgênero Passiflora. Fontqueria, n. 45, p. 1-92, 1997.

- GALINDO-LEAL, C.; CÂMARA, I. G. Atlantic forest hotspot status: an overview. Washington: CABS and Island Press, 2003.

- FUNDAÇÃO BIODIVERSITAS. Revisão da lista da flora brasileira ameaçada de extinção. Belo Horizonte, MG: FUNDAÇÃO BIODIVERSITAS PARA A CONSERVAÇÃO DA NATUREZA, 2005.

- MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Instrução Normativa n. 6, de 23 de setembro de 2008. Espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção e com deficiência de dados, Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 24 set. 2008. Seção 1, p.75-83, 2008.

- FORZZA, R.C. ET AL. Passifloraceae in Lista de Espécies da Flora do Brasil. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponivel em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2012/index?mode=sv&group=Root_.Angiospermas_&family=Root_.Angiospermas_.Passifloraceae_&genus=&species=&author=&common=&occurs=1&region=&state=&phyto=&endemic=&origin=&vegetation=&last_level=subspecies&listopt=1>.

- CONSELHO ESTADUAL DE POLÍTICA AMBIENTAL, MINAS GERAIS. Deliberação COPAM n. 85, de 21 de outubro de 1997. Aprova a lista das espécies ameaçadas de extinção da flora do Estado de Minas Gerais, Diário Oficial do Estado de Minas Gerais, Diário do Executivo, Belo Horizonte, MG, 30 out. 1997, 1997.

Como citar

CNCFlora. Passiflora saccoi in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Passiflora saccoi>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 21/08/2012 - 19:58:53