Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Plinia edulis (Vell.) Sobral VU

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 16-05-2012

Criterio: A2c;C1

Avaliador: Julia Caram Sfair

Revisor: Tainan Messina

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG:

Especialista(s):


Justificativa

O cambucá (Plinia edulis) é uma espécie com frutos comestíveis e bastante apreciados e, por esse motivo, é muito cultivada. Entretanto, é bastante rara na natureza, com estimativa populacional de cerca de 10.000 indivíduos adultos. É encontrada fora de unidades de conservação e, portanto, supõe-se que venha a enfrentar uma redução populacional maior do que 10% nos próximos 30 anos, considerando tempo de geração de cerca de dez anos. Além disso, a espécie ocorre em locais sobforte pressão antrópica e que sofreram perda de habitat maior do que 80%. Supõe-se, portanto, que tenha havido uma redução populacional maior do que 30% nos últimos 30 anos. Dessa maneira, a espécie foi categorizada como "Vulnerável" (VU).

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Plinia edulis (Vell.) Sobral;

Família: Myrtaceae

Sinônimos:

  • > Marlierea edulis ;
  • > Myrciaria edulis ;
  • > Rubachia glomerata ;

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

​Espécie descrita em Bol. Mus. Bot. Mun. (Curitiba) 63: 2 (1985).

Dados populacionais

Plinia edulis é uma espécie rara (Souza, 2009), por apresentar distribuição geográfica restrita, especificidade de habitat e baixa densidade populacional (Caiafa; Martins, 2010). Encontrados três indivíduos da espécie em uma parcela de um hectare em Floresta Ombrófila Densa Submontana no Parque Estadual da Serra do Mar, em São Paulo (Rochelle et al. 2011).

Distribuição

Segundo a Flora do Brasil, Plinia edulis ocorre do Rio Grande do Sul ao Rio de Janeiro (Sobral et al. 2012). No entanto, é provável que no Rio Grande do Sul a espécie ocorra apenas sob cultivo; a distribuição natural da espécie se estende somente de São Paulo ao Espírito Santo (M. Souza, comunicação pessoal).

Ecologia

Árvore de ocorrência em Floresta Ombrófila Densa (Sobral et al., 2009).

Ameaças

1 Habitat Loss/Degradation (human induced)
Severidade medium
Detalhes O habitat da espécie vem sofrendo com a fragmentação dos seus habitats (Souza, 2009).

1 Habitat Loss/Degradation (human induced)
Incidência local
Severidade high
Detalhes No município do Rio de Janeiro, 82% da cobertura original da Mata Atlântica encontram-se desmatados (SOS Mata Atlântica; INPE, 2011).

Ações de conservação

4.4 Protected areas
Situação: on going
Observações: A espécie ocorre no Parque Estadual da Serra do Mar, no Estado de São Paulo (Rochelle et al. 2011), no Parque Nacional da Tijuca, no Parque Estadual da Pedra Branca, na Reserva Biológica de Poço das Antas, todos no Estado do Rio de Janeiro e na Estação Biológica de Santa Lúcia, no Estado do Espírito Santo (CNCFlora, 2011).

5.2 Benign introductions
Situação: on going
Observações: A espécie é bastante cultivada em algumas regiões devido aos seus frutos comestíveis (M. Souza, comunicação pessoal).

1.2.1.3 Sub-national level
Situação: on going
Observações: A espécie é considerada Vulnerável (VU), segundo a lista das espécies da Flora ameaçadas de extinçãono estado de São Paulo (SMA-SP, 2004).

Usos

Referências

- .

- SOBRAL, M.; PROENçA, C.; SOUZA, M.; MAZINE, F.; LUCAS, E. Myrtaceae in Lista de Espécies da Flora do Brasil, Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

- SOUZA, M.C. Estudos taxonômicos em Myrtaceae no Brasil: Revisão de Neomitranthes Kausel ex D.Legrand e contribuição ao conhecimento da diversidade e conservação de Plinia L. no Domínio Atlântico. Tese de doutorado. : Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro, 2009.

- ROCHELLE, A.L.C.; CIELO-FILHO, R.; MARTINS, F.R. Florística e estrutura de um trecho de Floresta Ombrófila Densa Atlântica Submontana no Parque Estadual da Serra do Mar, em Ubatuba/SP, Brasil. Biota Neotropica, n. 2, p. 337-346, 2011.

- FUNDAÇÃO SOS MATA ATLÂNTICA; INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS ESPACIAIS. Atlas dos remanescentes florestais da Mata Atlântica perído 2008-2010, São Paulo, 2011.

- SECRETARIA DE ESTADO DO MEIO AMBIENTE, SÃO PAULO. SMA-SP. RESOLUçãO SMA N. 48 DE 2004. Lista oficial das espécies da flora do Estado de São Paulo ameaçadas de extinção, Diário Oficial do Estado de São Paulo, São Paulo, SP, 2004.

- Banco de Dados do Centro Nacional de Conservação da Flora (CNCFlora). Disponivel em: <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/>. Acesso em: 2011.

Como citar

CNCFlora. Plinia edulis in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Plinia edulis>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 16/05/2012 - 17:25:06