Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Terminalia acuminata (Allemão) Eichler EN

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 03-10-2011

Criterio: B1ab(iii,v);C2a(i)

Avaliador: Pablo Viany Prieto

Revisor: Tainan Messina

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG:

Especialista(s):


Justificativa

Terminalia acuminata apresenta EOO de 698,76 km² e, segundo as informações disponíveis, ocorre em duas situações de ameaça: os municípios do Rio de Janeiro e Paty do Alferes, no Estado do Rio de Janeiro. O município de Paty do Alferes encontra-se severamente desmatado, com mais de 90% da cobertura original da Mata Atlântica destruídos. Da mesma forma, a Mata Atlântica do Rio Janeiro foi historicamente afetada por diversas atividades humanas, e atualmente sofre com a expansão urbana e especulação imobiliária, o que aponta para um declínio contínuo na extensão e qualidade do hábitat. A espécie sofreu com a exploração madeireira no passado, o que, junto ao severo desmatamento e impacto humano ocorrido nas localidades onde T. acuminata foi registrada, indica um declínio contínuo no número de indivíduos maduros. Também se suspeita que, devido aos fatores citados anteriormente, o número de indivíduos da espécie seja inferior a 2.500, e que as subpopulações remanescentes sejam pequenas, com menos de 250 indivíduos cada, e estejam isoladas umas das outras, restringindo o fluxo gênico entre as mesmas. A espécie não é coletada na natureza desde 1942, o que permite suspeitar que esteja possivelmente extinta. A existência da espécie no campo deve ser verificada, buscando-se identificar indivíduos nas áreas em que foi coletada no passado.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Terminalia acuminata (Allemão) Eichler;

Família: Combretaceae

Sinônimos:

  • > Vicentia acuminata ;

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Dados populacionais

Não é encontrada na natureza desde 1932, podendo-se concluir que, provavelmente, está extinta em seu ambiente natural (Marquete, 2003).

Distribuição

Endêmica do Estado do Rio de Janeiro (Marquete, 2010).

Ecologia

Árvore de até 18 m de altura (Oliveira-Filho, 2010).

Ameaças

1.3.3 Wood
Severidade medium
Detalhes A literatura cita esta árvore como fornecedora de madeira muito útil, empregada na confecção de barrotes Marquete (1984).

1.3 Extraction
Incidência local
Severidade high
Detalhes Madeira de lei, própria para construção civil e naval (cascos de embarcações), vigas, traves, obras internas, tabuados, calhas para engenhos e carpintaria (Marquete, 2003)

Ações de conservação

1.2.1.1 International level
Situação: on going
Observações: A espécie foi considerada Extinta na Natureza (EW) na lista da IUCN (2010).

1.2.1.2 National level
Situação: on going
Observações: Foi considerada Deficiente de Dados (DD) na Lista vermelha da flora do Brasil (MMA, 2008), anexo 2.

5.7 Ex situ conservation actions
Situação: on going
Observações: Dois indivíduos são cultivados no JBRJ (Marquete, 2003)

Referências

- MARQUETE, N. F. D. S.; TEIXEIRA, J.; VALENTE, M. D. C. Terminalia L. (Combretaceae) na Região Sudeste do Brasil., Bradea, n.16, p.99-123, 2003.

- MARQUETE, N.; VALENTE, M. DA C. Combretaceae in Lista de Espécies da Flora do Brasil. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponivel em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2010/FB006893>.

- OLIVEIRA-FILHO, A. Flora arbórea da América do Sul cisandina tropical e subtropical: Um banco de dados envolvendo biogeografia, diversidade e conservação. Universidade Federal de Minas Gerais. Disponivel em: <http://www.icb.ufmg.br/treeatlan/>. Acesso em: 17 fev. 2012.

- SILVA, N. M. F. Terminalia acuminata in The IUCN Red List of Threatened Species. Version 2010.2, IUCN. IUCN. Disponivel em: <www.iucnredlist.org>.

- MARQUETE, N. F. D. S. Combretaceae do Estado do Rio de Janeiro. Subtribo Terminaliinae., Rodriguésia, v.36, n.59, p.91, 1984.

- MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Instrução Normativa n. 6, de 23 de setembro de 2008. Espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção e com deficiência de dados, Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 24 set. 2008. Seção 1, p.75-83, 2008.

Como citar

CNCFlora. Terminalia acuminata in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Terminalia acuminata>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 03/10/2011 - 13:52:37