Data: 16-05-2012
Criterio:
Avaliador: Julia Caram Sfair
Revisor: Tainan Messina
Analista(s) de Dados: CNCFlora
Analista(s) SIG:
Especialista(s):
Justificativa
A pitanga-da-restinga é uma espécie abundante das Restingas do Rio de Janeiro, mas parece ser rara em outros locais. Apesar da restinga sofrer com intensa pressão antrópica, a espécie ocorre em algumas unidades de conservação (SNUC) e é amplamente distribuída. Dessa maneira, ela é considerada menos preocupante (LC) quanto ao risco de extinção.
Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.
Nome válido: Neomitranthes obscura (DC.) N.Silveira;
Família: Myrtaceae
Sinônimos:
Neomitranthes obscura é uma espécie abundante nas restingas do Estado do Rio de Janeiro (RJ), mas é rara nos outros estados em que ocorre (Souza, 2009).Montezuma; Araújo (2007) encontraram 20 indivíduos da espécie em um hectare de Restinga arbustiva inundável no Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba, RJ.
Neomitranthes obscura ocorre nos Estados do Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Paraíba e Rio Grande do Norte (Sobral et al., 2012).
1 Habitat Loss/Degradation (human induced)
Detalhes
Neomitranthes obscura vem sofrendo com a intensa ocupação dos ambientes de restinga que habita (Souza, 2009). A região da restinga de Massambaba (RJ), onde a espécie ocorre, vêm sofrendo uma intensa pressão da especulação imobiliária e da expansão urbana (Araújo et al. 2009).
4.4.2 Establishment
Situação: on going
Observações: A espécie ocorre em unidades de conservação (SNUC), como no Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba (RJ; Montezuma; Araújo, 2007), na Estação Biológica de Santa Lúcia (ES) e no Parque Estadual das Dunas (RN; Souza, com. pess.).
1.2.2.2 National level
Situação: on going
Observações: A espécie é considerada Vulnerável (VU), Lista Vermelha Oficial do Brasil (MMA, 2008).
- SOBRAL, M.; PROENçA, C.; SOUZA, M.; MAZINE, F.; LUCAS, E. Myrtaceae in Lista de Espécies da Flora do Brasil, Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Jardim Botânico do Rio de Janeiro.
- ARAUJO, D.S.D.; SÁ, C.F.C.; FONTELLA-PEREIRA, J. ET AL. Área de Proteção Ambiental de Massambaba, Rio de Janeiro: caracterização fitofisionômica e florística, Rodriguésia, v.60, p.67-96, 2009.
- SOUZA, M.C. Estudos taxonômicos em Myrtaceae no Brasil: Revisão de Neomitranthes Kausel ex D.Legrand e contribuição ao conhecimento da diversidade e conservação de Plinia L. no Domínio Atlântico. Tese de doutorado. : Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro, 2009.
- MONTEZUMA, R. D. M.; ARAUJO, D. S. D. Estrutura da Vegetação de uma Restinga Arbustiva Inundável no Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba, Rio de Janeiro. Pesquisas, Botânica, n. 58, p. 157-176, 2007.
- SOBRAL, M.; LUCAS, E.; LANDRUM, L.; SOARES-SILVA, L. Myrtaceae. In: STEHMANN, J. R.; FORZZA, R. C.; SALINO, A.; SOBRAL, M.; DA COSTA, D. P.; KAMINO, L. H. Y.; Plantas da Floresta Atlântica. Rio de Janeiro - RJ: JARDIM BOTÂNICO DO RIO DE JANEIRO, 2009.
CNCFlora. Neomitranthes obscura in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora.
Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Neomitranthes obscura
>. Acesso em .
Última edição por CNCFlora em 16/05/2012 - 18:23:02