Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Schwenckia nova-veneciana Carvalho CR

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 22-03-2012

Criterio: B2ab(ii,iii,iv,v)

Avaliador: Tainan Messina

Revisor: Tainan Messina

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG:

Especialista(s):


Justificativa

Schwenckia nova-veneciana é uma espécie rara e com distribuição restrita. A região onde a espécie ocorre vem sendo drasticamente desmatada; no município de Nova Venécia (ES), 94% da cobertura original da Mata Atlântica encontra-se desmatada. Devido a esses fatores, suspeita-se que as subpopulações sejam pequenas e estejam isoladas umas das outras. Também é possível suspeitar que esteja havendo um declínio contínuo na AOO, calculada em apenas 8 km², na extensão e na qualidade do hábitat, e no número de subpopulações e de indivíduos maduros. Sua existência na natureza deve ser verificada urgentemente e, caso a espécie seja encontrada, ações de conservação in situ e ex situ devem ser estabelecidas.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Schwenckia nova-veneciana Carvalho;

Família: Solanaceae

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Distribuição

Ocorre no Sudeste (Minas Gerais, Espírito Santo) (Stehmann et al., 2012).

Ecologia

Floresta ombrófila densa e estacional semidecidual (Stehmann et al., 2009).

Ameaças

1 Habitat Loss/Degradation (human induced)
Detalhes Planta herbácea exclusiva da localidade de Nova Venecia no Estado do Espírito Santo, sem coletas recentes desde 1965, embora esteja protegida em uma unidade de conservação (SNUC) - RVRD. - PLANTA ENDEMICA (Biodiversitas, 2005). A cobertura vegetal do Estado do Espirito Santo, antes praticamente toda recoberta pela Mata Atlântica, tem uma história de devastação cujos registros remontam aos do início de sua colonização. A destruição e degradação do habitat é, sem dúvida, a maior causa de perda de biodiversidade no Estado. Subsequentes ciclos econômicos, como o da exploração da madeira, da agricultura cafeeira, dos "reflorestamentos" homogêneos (Pinus e Eucaliptus), a incidência de espécies exóticas invasoras e sobre-exploração de plantas ornamentais são algumas principais ameaças incidentes sobre a flora do Estado (Simonelli ; Fraga, 2007) a Porcentagem remanescente de mata atlântica, incluindo restingas é de 11,07 (SOS Mata Atlântica; INPE, 2011).

Ações de conservação

1.2.1.2 National level
Situação: on going
Observações: Presente na Lista vermelha da flora do Brasil (MMA, 2008),anexo 1. "Em perigo" (EN), segundo a Fundação Biodiversitas (Biodiversitas, 2005).

4.4.1 Identification of new protected areas
Situação: needed
Observações: É necessário verificar se a espécie tem populações estabelecidas na Reserva Vale, devido a proximidade dos pontos de ocorrência para essa importante reserva de Mata Atlântica no Estado do Espírito Santo. Sua ocorrência na reserva foi citada por (Biodiversitas, 2005).

Referências

- STEHMANN, J.R.; MENTZ, L.A.; AGRA, M.F.; VIGNOLI-SILVA, M.; GIACOMIN, L. Solanaceae in Lista de Espécies da Flora do Brasil, Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponivel em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2012/FB014708>.

- SIMONELLI, M.; FRAGA, C. N. (ORG.). Espécies da Flora Ameaçadas de Extinção no Estado do Espírito Santo. Vitória, ES: IPEMA, 2007. 144 p.

- MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Instrução Normativa n. 6, de 23 de setembro de 2008. Espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção e com deficiência de dados, Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 24 set. 2008. Seção 1, p.75-83, 2008.

- STEHMANN, J.R. Solanaceae. Plantas da Floresta Atlântica, v. 2, p. 476-483, 2009.

- FUNDAÇÃO BIODIVERSITAS. Revisão da lista da flora brasileira ameaçada de extinção. Belo Horizonte, MG: FUNDAÇÃO BIODIVERSITAS PARA A CONSERVAÇÃO DA NATUREZA, 2005.

- FUNDAÇÃO SOS MATA ATLÂNTICA; INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS ESPACIAIS. Atlas dos Remanescentes Florestais da Mata Atlântica: Período 2008-2010. 2011. 122 p.

Como citar

CNCFlora. Schwenckia nova-veneciana in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Schwenckia nova-veneciana>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 22/03/2012 - 14:31:45