Portal do Governo Brasileiro

Lista Vermelha

A lista vermelha consiste no produto final do trabalho executado pelo “Projeto Lista Vermelha” em parceria com a rede de especialistas botânicos. Aqui podem ser consultadas todas as fichas de análise e avaliação de risco de extinção para as espécies que já foram avaliadas, por família.

Nela cada uma das espécies está classificada em uma das 8 categorias de risco de extinção, estando também apresentados os critérios e subcritérios utilizados durante a avaliação.

As espécies podem ser categorizadas como:

“Criticamente em Perigo” CR
Quando as melhores evidências disponíveis indicam atender qualquer dos critérios A a E para “CR”. São espécies que estão enfrentando um risco extremamente elevado de extinção na natureza.

“Em perigo” EN

Quando as melhores evidências disponíveis indicam atender qualquer dos critérios A a E para “EN”. São espécies que enfrentam um risco muito elevado de extinção na natureza.

“Vulnerável” VU
Quando as melhores evidências disponíveis indicam atender qualquer dos critérios A a E para “VU”. São espécies que enfrentam um risco de extinção elevado na natureza.

“Quase ameaçada” NT
Espécies que no momento não se qualificam como ameaçadas, mas estão perto ou suscetíveis de serem qualificadas em uma categoria de ameaça num futuro próximo.

“Menos preocupante” LC
Espécies que no momento não se qualificam como ameaçadas. São incluídas nesta categoria espécies abundantes e amplamente distribuídas.

“Dados insuficientes” DD
Espécies que não possuem informações suficientes para sua categorização de risco de extinção baseada na distribuição e/ou status populacional. Uma espécie nesta categoria pode ser bem estudada, mas com deficiência de dados de abundância e/ou distribuição.

“Extinta” EX
Quando não restam quaisquer dúvidas de que o último indivíduo de um táxon morreu.

“Extinta na natureza” EW
Quando um táxon sobrevive apenas em cultivo, cativeiro ou apenas com uma população (ou subpopulações) naturalizada fora de sua área de distribuição original.